Circuito das Cavalhadas 2025 passa por Luziânia, Pirenópolis, Corumbá e mais 12 municípios

21 maio 2025 às 10h59

COMPARTILHAR
Faltam apenas 10 dias para o início do Circuito das Cavalhadas, uma das manifestações populares mais tradicionais de Goiás. A programação oficial foi divulgada nesta quarta-feira (21) pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Em 2025, o circuito será realizado em 15 municípios, com início no dia 31 de maio e encerramento em 14 de setembro. Todas as atividades são gratuitas.
O objetivo do Governo de Goiás é ampliar a visibilidade nacional da festa, promovendo o desenvolvimento cultural, turístico e econômico das cidades participantes, por meio de uma grande campanha de valorização do patrimônio cultural imaterial representado pelas Cavalhadas.
“Estamos apostando alto na nacionalização do nosso calendário. Queremos que as Cavalhadas sejam uma porta de entrada para que os visitantes conheçam, por meio dessa programação, as belezas dos nossos municípios, bem como a hospitalidade e a história dos goianos”, afirmou a secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes.
O investimento do governo estadual este ano é de R$ 4 milhões, destinados ao apoio das prefeituras e associações na preparação dos espaços, sinalização, montagem de estruturas e arquibancadas, aquisição de indumentárias, divulgação, além de despesas com recepção e segurança do público.
Desde 2019, o Governo de Goiás tem investido fortemente no Circuito das Cavalhadas como estratégia de interiorização do apoio cultural e fomento educativo e patrimonial. Ao todo, já foram aplicados mais de R$ 15 milhões no projeto, que neste ano ganha ainda mais projeção nacional.
A coordenadora da Cavalhada em Luziânia, Letícia Lima, conta que os ensaios estão sendo realizados diariamente, além de cuidados especiais com os animais. “Queremos garantir um desempenho impecável e seguro para todos”, destacou, lembrando que está dedicada à organização de toda a estrutura. “Nosso último ensaio geral em campo será no próximo sábado (24), às 17h, ao lado do ginásio, no centro da cidade”, acrescenta.
As Cavalhadas
As Cavalhadas são consideradas uma das manifestações culturais mais emblemáticas de Goiás. Inspirada nas batalhas entre cristãos e mouros na Península Ibérica, entre os séculos IX e XV, a encenação conta com dois exércitos de 12 cavaleiros cada, que simulam combates coreografados e ricamente ornamentados.
Em algumas cidades, a festa conta também com os Mascarados, personagens irreverentes que representam o povo. Eles percorrem as ruas a pé ou a cavalo, promovendo brincadeiras e algazarras. As batalhas costumam durar de dois a três dias e, ao final, os cristãos vencem os mouros, que se convertem ao cristianismo.
Programação das Cavalhadas 2025
- Luziânia – 31 de maio
- Santa Cruz de Goiás – 7 e 8 de junho
- Posse – 7 e 8 de junho
- Jaraguá – 8 e 9 de junho
- Pirenópolis – 8, 9 e 10 de junho
- São Francisco de Goiás – 14 e 15 de junho
- Palmeiras de Goiás – 20, 21 e 22 de junho
- Hidrolina – 20, 21 e 22 de junho
- Crixás – 28 e 29 de junho
- Niquelândia – 5 e 6 de julho
- Santa Terezinha de Goiás – 19 e 20 de julho
- Cidade de Goiás – 29 e 30 de agosto
- Corumbá de Goiás – 5, 6 e 7 de setembro
- Pilar de Goiás – 6 e 7 de setembro
- Silvânia – 13 e 14 de setembro