Após mais de um mês fechado por precaução sanitária, o Jardim Zoológico de Brasília será reaberto ao público na próxima segunda-feira (7). A liberação foi autorizada pela Secretaria de Agricultura do Distrito Federal (Seagri-DF), com base em critérios técnicos e orientações do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

O local foi interditado após a confirmação de casos de gripe aviária em duas aves: um irerê, em 28 de maio, e um emu do próprio plantel do zoológico, em 16 de junho. A análise das amostras apontou semelhança com vírus encontrados na América do Norte, sugerindo a introdução por rotas migratórias.

Durante a interdição, a Seagri-DF promoveu ações preventivas, como inspeções em propriedades rurais, comércios de aves e criações domésticas em um raio de três quilômetros do zoológico. Também houve vigilância em áreas com presença de aves migratórias.

A decisão pela reabertura foi tomada após a constatação de estabilidade no cenário epidemiológico e a ausência de novos casos da doença no Distrito Federal.

A equipe do Zoológico adotará medidas reforçadas de biossegurança, incluindo a atualização dos planos de contingência, melhorias nos recintos, controle de aves domésticas e de animais errantes, além da implantação de uma área para triagem e quarentena de aves com sinais clínicos suspeitos.

Segundo o secretário de Agricultura do DF, Rafael Bueno, todas as ações de prevenção foram devidamente executadas. Ele afirmou que a população poderá visitar o zoológico com tranquilidade.

A Seagri-DF orienta que qualquer suspeita de doença em aves silvestres ou domésticas seja comunicada à Gerência de Sanidade Animal, pelo telefone (61) 99154-1539 ou pelo e-mail [email protected].