A Alfândega da Receita Federal em Brasília identificou uma nova modalidade de golpe que vem sendo aplicada contra contribuintes. Criminosos estão entrando em contato por telefone e afirmando que há uma encomenda com documentos e cartões de crédito em nome da vítima no Aeroporto Internacional de Brasília Presidente Juscelino Kubitschek.

De acordo com a Receita, 18 casos semelhantes foram registrados desde a semana passada. Durante a ligação, os golpistas instruem a vítima a registrar um boletim de ocorrência na Polícia Civil. Em seguida, transferem a chamada para um falso delegado, que começa a fazer perguntas pessoais. Caso a pessoa se recuse a prosseguir, os criminosos ameaçam dizendo que “o CPF será negativado na Receita Federal”. Até o momento, não há relatos de pedidos de dinheiro.

Orientações da Receita Federal:

  • A Receita Federal não realiza ligações para contribuintes. Caso receba uma chamada com esse tipo de abordagem, desligue imediatamente.
  • Não aceite transferências de ligação para supostos delegados ou autoridades. Se necessário, entre em contato diretamente com os canais oficiais da Polícia.
  • Desconfie de mensagens ou ligações suspeitas.
  • Nunca forneça dados pessoais por telefone.

A Receita reforça que está atenta a essas tentativas de fraude e orienta a população a agir com cautela diante de abordagens inesperadas.