Foi iniciada em Luziânia a articulação para a formação da Rede de Proteção à Mulher, com o objetivo de combater a violência doméstica e prevenir feminicídios no município. A iniciativa reúne representantes do poder público, instituições de justiça e entidades da sociedade civil.

Entre as principais medidas definidas durante a reunião está a realização da campanha “Por Elas, Por Todas: Luziânia Sem Violência”, que será promovida ao longo do mês de agosto, durante a campanha Agosto Lilás. Com o slogan “Do Silêncio ao Feminicídio: Não Fechem os Olhos”, a campanha terá ampla divulgação nas redes sociais e contará com diversas ações de conscientização voltadas à população.

O encontro aconteceu na sede das Promotorias de Justiça de Luziânia e contou com a presença da promotora de Justiça Lorena Castro; do prefeito Diego Sorgatto (UB); da procuradora-geral do município, Adrianne Vieira Alves Pitta; do vereador Dênis Meireles (UB); da advogada Gabriella Martins Estevão; do delegado Wallace Vieira; do secretário municipal de Desenvolvimento Social, Leonardo Roriz Filho; da presidente da subseção da OAB em Luziânia, Thaís Araújo Paiva; da coordenadora do Centro de Atendimento à Mulher (Ceam), Juliana de Carvalho Roriz; da coordenadora dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), Kátia Gomes Augustinas; de Jomário Júnior Gomes da Costa, do Creas; e das advogadas Anterina Rodrigues Mariano e Carla Moreira Oliveira.

Além da campanha, foram discutidas estratégias para o fortalecimento da rede de apoio às vítimas, incluindo o aprimoramento dos serviços já existentes e a integração entre os órgãos envolvidos no atendimento às mulheres em situação de violência.