Surto de metanol acende alerta em Goiás: dois casos suspeitos, um deles em Formosa

06 outubro 2025 às 10h30

COMPARTILHAR
O Ministério da Saúde divulgou neste domingo (5) novos dados sobre o avanço das intoxicações por metanol relacionadas ao consumo de bebidas alcoólicas no Brasil. Ao todo, são 225 registros entre casos confirmados e em investigação, de acordo com informações consolidadas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS).
Do total, 16 casos foram confirmados e outros 209 ainda estão em análise. O estado de São Paulo concentra a maior parte das notificações, com 192 registros, sendo 14 confirmados e 178 em investigação. O país também contabiliza 15 mortes, duas confirmadas em São Paulo e 13 sob investigação em diferentes estados.
As notificações envolvem 13 unidades da federação: Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pernambuco, Paraná, Rondônia, São Paulo, Piauí, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraíba e Ceará. Na Bahia e no Espírito Santo, os casos inicialmente investigados foram descartados.
Em Goiás, há dois casos suspeitos sob acompanhamento da Secretaria Estadual de Saúde, um em Itapaci e outro em Formosa.
O paciente de Formosa, de 20 anos, apresentou sintomas como visão turva, náuseas e vômitos após ingerir uma bebida alcoólica e procurou atendimento médico. Ele recebeu o antídoto recomendado e, segundo a Secretaria de Saúde, já recebeu alta, permanecendo em observação domiciliar.
Já em Itapaci, uma mulher de 25 anos segue internada em estado grave no Hospital Estadual Centro-Norte Goiano (HCN), em Uruaçu. A paciente apresenta quadro de insuficiência respiratória e está entubada.
A Secretaria de Saúde de Goiás informou que os casos atendem aos critérios de “suspeitos” previstos pela nota técnica do Ministério da Saúde e que ambos estão sendo investigados em conjunto com o Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox) e o CIEVS.
O governo goiano montou uma força-tarefa para fiscalizar bares, mercearias e distribuidoras, com foco em verificar a procedência, rótulos e selos das bebidas comercializadas. O CIATox recebeu 27 ampolas do antídoto (etanol absoluto estéril) para atendimento emergencial aos casos em investigação.
O Ministério da Saúde informou que o monitoramento é atualizado diariamente, a partir das 17h, e que novos números podem ser divulgados conforme o envio de dados pelos estados.