O Carnaval no Entorno do Distrito Federal ganha força em 2026 e promete uma folia que mistura tradições brasilienses e goianas. Com blocos e desfiles espalhados por regiões administrativas estratégicas do DF, o DF Folia 2026 se consolida como uma extensão natural da festa para quem vive em cidades vizinhas como: Luziânia, Valparaíso, Novo Gama, Cidade Ocidental e Planaltina de Goiás.

A programação oficial, organizada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF (Secec-DF), ocorre em oito regiões administrativas e aposta na descentralização para facilitar o acesso do público — inclusive de quem mora no Entorno, que pode curtir o Carnaval sem precisar sair da região metropolitana.

Entre os pontos com maior integração, estão Planaltina, Gama, São Sebastião e Brazlândia, com acesso facilitado por rodovias como a BR-020, BR-040 e a BR-060. Já áreas como Santa Maria, Samambaia, Ceilândia e Taguatinga também devem atrair foliões por conta das rotas rápidas e do fluxo intenso de moradores que circulam diariamente entre DF e Goiás.

“O DF Folia 2026 foi pensado para além das fronteiras administrativas do Distrito Federal. Quando investimos em infraestrutura, segurança e descentralização dos blocos, estamos fortalecendo uma lógica metropolitana de acesso à cultura, que acolhe também os foliões do Entorno”, afirmou o secretário de Cultura e Economia Criativa do DF, Claudio Abrantes.

Na mesma linha, o secretário do Entorno do DF, Cristian Viana, destacou o caráter integrado da festa. “Os municípios vizinhos são parte da nossa folia. Venham para as RAs do DF curtir blocos seguros e animados — é carnaval metropolitano, com segurança e alegria para todos os nossos brincantes”, disse.

Em Planaltina (DF), a poucos quilômetros de Planaltina de Goiás, os blocos de rua começam a sair a partir de 14 de fevereiro, com marchinhas e axé animando a região central.

Sobradinho também entra no clima, com programação entre os dias 15 e 18 de fevereiro, incluindo shows gratuitos no Ginásio Nilson Ribeiro. A expectativa é de grande público, especialmente por conta do acesso facilitado pela saída Norte do DF.

Para dar suporte ao aumento da movimentação, o Governo do Distrito Federal promete reforço na infraestrutura, com medidas como instalação de iluminação em LED e banheiros químicos, inclusive em vias de acesso que beneficiam diretamente quem vem do Entorno.

Transporte coletivo terá gratuidade e mais opções nas ruas. Foto: Tony Oliveira Agência Brasília

Vai de Graça: ônibus e metrô terão gratuidade e reforço na frota

Quem for aproveitar os blocos de carnaval no DF contará com transporte público gratuito e reforço na frota entre sábado (14) e terça-feira (17).

O programa Vai de Graça estará em vigor das 0h de sábado até 23h59 de terça-feira, permitindo o uso gratuito de todas as linhas de ônibus e do metrô. A medida está prevista no Decreto 46.924, de 28 de fevereiro de 2025.

Segundo o governo, a frota de ônibus terá reforço de 110 veículos, principalmente nos horários de dispersão dos eventos. Ao longo do dia, a ampliação será feita conforme a demanda.

Programação das linhas de ônibus

  • 14/2 (sábado): grade de sábado, com reforços nos horários de dispersão e ao longo do dia;
  • 15/2 (domingo): grade de domingos e feriados, com reforços na dispersão e ao longo do dia;
  • 16/2 (segunda): grade de dia útil, com flexibilização por ponto facultativo (Esplanada e instituições de ensino) e reforços na dispersão;
  • 17/2 (terça): grade de sábado, com flexibilização para Esplanada, instituições de ensino e SIA e reforços na dispersão;
  • 18/2 (quarta): grade normal de dia útil, com atenção especial entre 11h e 13h por conta do início do expediente público às 14h.

Programação do metrô

14/2 (sábado)

  • 5h30 às 23h30: todas as estações abertas para embarque e desembarque;
  • 23h30 à 1h (15/2): apenas a Estação Central aberta para embarque e desembarque; demais apenas para desembarque.

15/2 (domingo)

  • 7h às 23h30: todas as estações abertas;
  • 23h30 à 1h (16/2): apenas a Estação Central aberta para embarque e desembarque; demais apenas para desembarque.

16/2 (segunda)

  • 5h30 às 23h30: todas as estações abertas;
  • 23h30 à 1h (17/2): apenas a Estação Central aberta para embarque e desembarque; demais apenas para desembarque.

17/2 (terça)

  • 5h30 às 23h30.

18/2 (quarta)

  • 5h30 às 23h30.