Emater realiza mutirão para emissão de CAF Quilombola em Cavalcante

17 setembro 2025 às 18h43

COMPARTILHAR
A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) vai promover, entre terça (23), quarta (24) e quinta-feira (25), um plantão especial em Cavalcante, no nordeste de Goiás, para emissão do Cadastro da Agricultura Familiar (CAF) Quilombola.
O atendimento será feito na unidade local da Emater e é direcionado a quilombolas, assentados e agricultores familiares da região. O objetivo é regularizar a situação dos produtores rurais e ampliar o acesso a políticas públicas e incentivos voltados ao fortalecimento da agricultura no estado.
Documento garante acesso a crédito e benefícios
De acordo com o presidente da Emater, Rafael Gouveia, o CAF funciona como uma identidade do agricultor familiar e é emitido gratuitamente durante todo o ano. “O CAF é a identificação do agricultor familiar. Ele é emitido gratuitamente pela Emater em todas as unidades. Nesses dias, vamos reforçar os benefícios do documento para a população quilombola da região”, explicou.
Após a emissão do cadastro, técnicos da Emater vão iniciar a elaboração do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf B), uma linha de crédito voltada a pequenos produtores. O recurso pode ser usado na compra de equipamentos e na melhoria das condições de trabalho, ajudando a impulsionar a produção.
Horário e documentos necessários
O plantão de atendimento acontece das 8h30 às 17h. Para participar, os interessados precisam apresentar a documentação exigida pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário. Confira a lista:
- CPF atualizado dos integrantes maiores de 16 anos;
- Documento de identidade (RG ou CNH);
- Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis);
- Comprovante de endereço atualizado;
- Documento que comprove que o assentamento é reconhecido pelo Incra;
- Prova de propriedade ou posse da terra (Cnir, contrato de arrendamento, etc.);
- Comprovante de renda (Declaração de IR, Bloco de Produtor Rural ou Decore contábil);
- Autodeclaração de renda da unidade familiar;
- Declaração de Autodefinição de Identidade Étnica de Quilombola.