Resultados do marcador: Celina Leão

Encontramos 8 resultados
Política
Instituto Paraná: surpresa de pesquisa não é liderança de Celina Leão, e sim a força de Fred Linhares

Levantamento, feito entre maio e junho, mostra a ressurreição do ex-governador José Roberto Arruda, expõe fragilidade da esquerda e deixa a pergunta: qual será o candidato do bolsonarismo?

Se a eleição para governador do Distrito Federal fosse realizada hoje, terça-feira, 10 de junho de 2025, haveria segundo turno, de acordo com pesquisa (estimulada) de intenção de voto do instituto Paraná Pesquisas. Vale o registro de que a disputa eleitoral se dará em outubro de 2026, daqui a 1 ano, três meses e alguns dias.

A vice-governadora Celina Leão (pP) — que assumirá o governo daqui a nove meses e alguns dias, em abril de 2026 — aparece em primeiro lugar, com 31,1%.

José Roberto Arruda: desta vez vai? | Foto: Arquivo/Agência Brasil

O segundo colocado é o deputado Fred Linhares (Republicanos), com 21,5%.

O ex-governador José Roberto Arruda (PL) aparece com 15,3%.

Leandro Grass (PV) — provável candidato apoiado pelo PT do presidente Lula da Silva — é o quarto colocado, com 8,4%.

Paula Belmonte (Cidadania) é a quinta colocada, com 4,3%.

Ricardo Capelli (PSB) aparece em sexto lugar, com 4,1%.

Em sétimo lugar, com 3%, surge Eduardo Pedrosa (União Brasil). Não sabem/não opinaram são 4,4%. Nenhum/branco/nulos: 7,9%.

Leandro Grass é do PV, mas pode ser a aposta do presidente Lula da Silva | Foto: Reprodução

Segundo e terceiro cenários do DF

Com margem de erro de 2,6 pontos percentuais, a pesquisa do instituto Paraná ouviu 1.522 eleitores, entre 31 de maio de 4 de junho de 2025.

No segundo cenário estimulado, Fred Linhares aparece com índices melhores: Celina Leão: 34,4%; Fred Linhares: 26%; Leandro Grass: 8,9%; Izalci Lucas: 7,2%; Paula Belmonte: 5,3%; Ricardo Capelli: 5,1%.

Terceiro cenário estimulado: Celina Leão: 42,8%; Izalci Lucas: 9,9%; Leandro Grass: 9,8%; Eduardo Pedrosa: 6,7%; Paula Belmonte: 6,3%; Ricardo Capelli: 5,5%.

Ricardo Capelli: chegando agora e já pontuando | Foto: Reprodução

Análise do quadro: qual é o candidato do bolsonarismo?

A força de Celina Leão, por aparecer em primeiro lugar, está comprovada. Mas não se trata de uma frente confortável, dada a força do segundo colocado, Fred Linhares. Ressalva: o processo eleitoral, dada a força da máquina, passará pela postulante do PP.

Ao contrário de Celina Leão, Fred Linhares mal é citado como pré-candidato a governador pelos jornais. Por isso, ao aparecer com mais de 20%, mostra força. Vale lembrar que a senadora Damares Alves é filiada ao Republicanos, o partido do pré-candidato a governador.

A pesquisa deixa evidente que, ao menos no momento, a disputa está se dando no quadro da direita.

A surpresa é José Roberto Arruda, de centro-direita. A pergunta sobre o ex-governador é sempre a mesma: desta vez, poderá ser candidato? Se for, com 15,3%, não começa mal.

Paula Belmonte: o nome do Cidadania | Foto: Reprodução

Porém, o dado mais relevante sobre Arruda é o fato de pertencer ao PL do presidente Jair Bolsonaro e da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. Afinal, o PL bancará candidato a governador em Brasília? Se bancar, isto significa que não apoiará Celina Leão, que, até o momento, é apontada como a candidata do bolsonarismo.

Pelo visto, a disputa será nos quadros de candidatos bolsonaristas. Mas qual será o bolsonarista apoiado por Jair Bolsonaro, Michelle Bolsonaro e Damares Alves? A tendência é que o candidato do bolsonarismo, o oficial, seja o mais forte.

A esquerda, com Leandro Grass e Ricardo Capelli, não aparece bem. Mas, ao contrário do bolsonarismo, o time da esquerda não entrou em campo. Ricardo Capelli, por exemplo, pode ser candidato a senador.

Vale ressaltar que as eleições no Distrito Federal são, por assim dizer, uma caixinha de surpresas. Quem diria, há alguns anos, que Ibaneis Rocha, do MDB, se tornaria governador do DF — eleito e reeleito? (E.F.B.)

Trânsito
Obra esperada há décadas muda o dia a dia da população do DF e Entorno

Duplicação da DF-140 e nova ponte sobre o Ribeirão Santana garantem mais segurança e mobilidade para quem vive e trabalha na região.

Celina Leão reúne prefeitos do Entorno e da RIDE para um jantar na residência oficial

Gestores executivos da região do Entorno e da RIDE-DF marcaram presença no evento oferecido pela governadora em exercício, Celina Leão (PP), na noite da quarta-feira, 16. O Jornal Opção Entorno ouviu com exclusividade a anfitriã e prefeitos convidados

Entrevistas
Celina Leão defende que DF e Entorno são interdependentes e precisam de soluções conjuntas

Em entrevista exclusiva ao Jornal Opção Entorno, a vice-governadora do Distrito Federal enfatiza que os municípios circunvizinhos e o DF devem ser vistos estrategicamente como uma região interligada e cuja relação deve ser de cooperação mútua

Celina Leão e o Entorno do Distrito Federal como estratégia eleitoral

A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), já se movimenta nos bastidores com um objetivo claro: pavimentar sua candidatura ao Governo do Distrito Federal em 2026

Bastidores Entorno
Prefeita de Formosa firma parceria com a vice-governadora do DF

A prefeita Simone Ribeiro (PL) esteve na residência oficial da vice-governadora Celina Leão (PP), que garantiu apoio ao município para superar dificuldades no início da nova gestão. A chefe do Executivo de Formosa conversou com o Jornal Opção Entorno sobre a reunião

Entrevistas
Damares Alves reforça atuação no Entorno do DF e declara apoio a Celina Leão

Em entrevista ao Jornal Opção Entorno, a senadora explica por que tem trabalhado fortemente em prol dos municípios circunvizinhos ao Distrito Federal. Também enfatiza que não vai disputar o GDF em 2026, fazendo questão de endossar seu apoio à atual vice-governadora

Política
Governadores, prefeitos e ministros discutem renegociação de dívidas e carga tributária

Reunidos com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, os gestores estaduais e municipais trataram das alterações na Reforma Tributária, das possibilidades de renegociação de dívidas e sobre a construção de políticas públicas em âmbito nacional