A atleta Eyshila Vieira Sousa, de 17 anos, moradora de Formosa (GO), foi vice-campeã no Campeonato Mundial de Jiu-Jítsu realizado na Califórnia, nos Estados Unidos. Com o resultado, ela alcançou o primeiro lugar no ranking mundial da sua categoria.

Apesar das conquistas, Eyshila ainda enfrenta dificuldades financeiras para continuar competindo. Sem patrocínio, ela depende da ajuda da família, rifas e campanhas solidárias para custear viagens, inscrições e alimentação.

Reunião com o secretário do Entorno

Nesta semana, a jovem atleta foi recebida pelo secretário do Entorno do Distrito Federal, Pábio Mossoró. Durante o encontro, acompanhado pela mãe de Eyshila, Patrícia Vieira, ela apresentou sua trajetória esportiva e pediu apoio para participar dos próximos campeonatos.

“Arcaremos com as passagens da próxima competição. Também faremos a ponte necessária para que ela participe dos programas que o Estado oferece. Além disso, vamos ajudá-la na busca por patrocínio privado”, afirmou Mossoró.

Conquistas no tatame

Eyshila começou a treinar judô aos 7 anos, incentivada pelo pai, que é faixa preta. Pela modalidade, foi bicampeã do ranking nacional sub-15.

No jiu-jítsu, acumula diversos pódios importantes:

  • 3º lugar no Campeonato Sul-Americano de 2024
  • Vice-campeã no Brasília Open 2024
  • Duplo bronze no Campeonato Europeu de 2025
  • 3º lugar no Campeonato Brasileiro de 2025
  • Vice-campeã mundial em 2025, na Califórnia

Atualmente, Eyshila lidera o ranking mundial em sua faixa e idade. Além dos treinos, Eyshila concilia a carreira esportiva com os estudos no Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás Domingos de Oliveira, onde também se destaca pelo bom desempenho acadêmico.

Próximos desafios

O foco agora está nos campeonatos que ainda serão disputados neste e no próximo ano. Entre eles, estão o Campeonato Sul-Americano, previsto para acontecer entre outubro e novembro, e o Campeonato Europeu de 2026, que será realizado em janeiro, em Lisboa, Portugal.