A Polícia Rodoviária Federal (PRF) deu início à Operação Caminhos da Vida I, uma ação especial de fiscalização e patrulhamento nas rodovias federais que cortam o Distrito Federal e o Entorno. A iniciativa acompanha a realização do Capital Moto Week, considerado o maior evento de motociclistas da América Latina.

A operação começou no dia 24 de julho e seguirá até 2 de agosto, com o objetivo de garantir a fluidez do trânsito, prevenir acidentes e promover a segurança dos milhares de motociclistas e demais condutores que trafegam pela região durante os dias do evento.

Com o aumento expressivo no número de veículos — especialmente motos vindas de diversas partes do Brasil —, a PRF intensificou a presença de viaturas e agentes em trechos considerados críticos, com maior risco de congestionamentos e acidentes, como as BRs 020, 040, 060 e 070.

A fiscalização está mais rigorosa, principalmente em relação a condutas perigosas no trânsito, como excesso de velocidade, ultrapassagens indevidas e a combinação de álcool e direção.

Também haverá atenção especial ao uso de equipamentos de segurança obrigatórios por parte dos motociclistas, com destaque para o uso correto do capacete. Além das abordagens fiscalizatórias, a PRF promove ações educativas para orientar os condutores e incentivar comportamentos mais seguros nas estradas.