Segurança jurídica e desenvolvimento são debatidos no 1º Encontro Jurídico Nacional em Brasília

28 setembro 2025 às 10h34

COMPARTILHAR
O Ibmec Brasília promove, no dia 1º de outubro, a 1ª edição do Encontro Jurídico Nacional, marcando o início de uma série de debates voltados à reflexão sobre os rumos do Direito no Brasil. A capital federal, palco das principais decisões políticas e jurídicas do país, foi escolhida como sede do evento, que reunirá ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), juristas e acadêmicos em torno do tema “Precedentes qualificados, segurança jurídica e desenvolvimento econômico”.
Palestras com ministros do STF
A programação contará com nomes de peso do cenário jurídico nacional. O ministro Luiz Fux, professor do Ibmec e doutor em Direito pela UERJ, fará uma conferência sobre os reflexos da segurança jurídica no cenário nacional. Já o ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça, será responsável pela palestra de encerramento, abordando os desafios contemporâneos do Direito diante das transformações sociais e econômicas.
Além das conferências, uma mesa de debates trará personalidades como Humberto Dalla (desembargador do TJ-RJ e coordenador do Grupo CNPq), Marcelo de Oliveira Milagres (desembargador do TJ-MG e professor da UFMG), Francisco Rezek (ex-ministro das Relações Exteriores e ex-juiz da Corte Internacional de Justiça), Flávia Piovesan (procuradora do Estado de São Paulo e referência internacional em direitos humanos) e Cláudia Romano (presidente do Instituto Yduqs e vice-presidente do grupo educacional Yduqs).
Relevância acadêmica e institucional
Para Ricardo Caichiolo, diretor do Ibmec Brasília, o encontro reforça a posição da instituição como referência nacional em ensino jurídico. “Esperamos que o evento proporcione uma oportunidade única para estudantes, professores e profissionais, ao reunir pensadores que moldam o cenário jurídico nacional”, afirmou.
A escolha de Brasília como sede também foi estratégica, como ressalta Reginaldo Nogueira, diretor da instituição, em São Paulo. “Na capital federal, o Ibmec se conecta diretamente ao centro do poder político e jurídico do país, reforçando nosso compromisso com a excelência acadêmica e com a prática do Direito”, disse.
Serviço
- Data: 1º de outubro de 2025
- Horário: 8h30
- Local: Asa Auditorium – Setor de Indústrias Gráficas Sul, Ed. Capital Financial Center – Bloco C, Brasília
- Inscrições gratuitas (vagas limitadas): clique aqui