A nova marginal da BR-040, no sentido Valparaíso–Plano Piloto, já está totalmente pavimentada e entra agora na fase final de sinalização. Com 5,6 km de extensão, a obra recebeu investimento de R$ 10,5 milhões, financiados pelo Tesouro do Governo do Distrito Federal (GDF) e por emenda da deputada distrital Jaqueline Silva (MDB). O projeto promete reduzir o congestionamento diário para cerca de 100 mil motoristas que utilizam a rodovia. “Essa obra impacta diretamente na vida das pessoas, que perdem um tempo precioso no congestionamento cruel que se forma ali. Nós cobramos muito que o governo elaborasse o projeto, destinamos recursos, acompanhamos os encaminhamentos legais necessários e estamos fiscalizando a execução. Em breve a população contará com mais essa entrega”, destacou a deputada.

O trecho vai do Monumento Solarius, conhecido como “Chifrudo”, até o acesso ao Jardim Botânico, com duas faixas de rolamento. Além de melhorar a fluidez do trânsito, especialmente nos horários de pico, a construção também gerou 100 postos de trabalho.

Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), a via contará com acessos para a BR-040, Jardim Botânico, Santa Maria e Recanto das Emas, além de uma ligação no viaduto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) que permite escolher entre a pista principal ou a marginal.

O administrador de Santa Maria, Josiel França, destacou que a obra vai beneficiar não apenas a cidade, mas todo o Entorno Sul. “Ela vai aliviar o transtorno diário e atender moradores de novos empreendimentos próximos à divisa com Goiás”, afirmou.

Moradores também comemoram. Alessandro Cruz, advogado de 45 anos e morador do Gama, disse que a nova pista representa qualidade de vida. “Vamos ganhar tempo para chegar em casa, descansar e curtir a família, porque o trânsito realmente precisava desse desafogo”, contou.

A previsão é que a sinalização horizontal e vertical seja concluída até a próxima semana, liberando a via para o tráfego.