Criada pelo Decreto nº 46.489, de 11 de fevereiro de 2025, a Secretaria Extraordinária do Entorno surge como uma aposta do governador Ibaneis Rocha (MDB) para reorganizar e dar centralidade às políticas públicas voltadas às regiões que cercam o Distrito Federal. Com atuação transversal, a pasta tem a missão de articular o GDF com os governos estaduais, os municípios do Entorno e a sociedade civil, enfrentando gargalos históricos em áreas como mobilidade, infraestrutura, saúde, educação e segurança. A proposta é promover um desenvolvimento integrado e sustentável, com planejamento, cooperação institucional e participação social, além de garantir transparência e eficiência na gestão dos recursos públicos. À frente da secretaria desde maio de 2025, está o advogado Cristian Viana, presidente do Podemos-DF, escolhido para conduzir essa agenda estratégica de integração regional.

Graciliano Cândido: Qual o balanço da sua atuação à frente da Secretaria do Entorno do GDF?

Cristian Viana: A recriação da Secretaria do Entorno no GDF demonstra a importância da região para o governador Ibaneis Rocha e para a vice-governadora Celina Leão (PP). O balanço é bastante positivo, pois permite uma aproximação institucional maior entre o GDF, os governos de Goiás e Minas Gerais, os municípios e a União.

Graciliano Cândido: Quais foram as principais conquistas ?

Cristian Viana: O consórcio interfederativo da região metropolitana, que objetiva estruturar a mobilidade entre o DF e municípios do Entorno, foi um dos principais temas tratados já chegamos a um texto-base do protocolo de intenções (documento inicial do consórcio). Outro ponto foi o envio, pelo Governo do Distrito Federal, de projeto de lei que cria o fundo de desenvolvimento do Entorno, este fundo será um instrumento importante para estruturação dos recursos federais e estaduais que são encaminhados a RIDE porém muitas vezes sem integração entre si. O fundo permitirá otimizar a aplicação desses recursos.

Graciliano Cândido: Quais expectativas para a secretaria em 2026?

Cristian Viana: Por ser um ano eleitoral os prazos são bem apertados mas em atuação conjunta com a Semob/DF e Governo de Goiás, avançar na constituição do consórcio que trará uma solução estruturada e perene para o transporte da região.

A articulação política, envolve nomes fortes de outros partidos para filiação ao Podemos. Foto: Divulgação

Graciliano Cândido: Como presidente do Podemos DF, como andam as articulações nos bastidores ?

Cristian Viana: Assumi a presidência do Podemos-DF, em 2019 após a incorporação do PHS partido no qual atuei durante 10 anos. Nossa Presidente Nacional, deputada federal Renata Abreu nos confiou a missão de coordenar o partido no DF com o objetivo de assegurar nossa representação na Câmara Legislativa e na Câmara dos Deputados. Hoje o partido integra a base de sustentação do governador Ibaneis e apoia a vice-governadora Celina. Nosso objetivo para 2026 é alcançar duas cadeiras na CLDF e uma cadeira na Câmara dos Deputados.

Graciliano Cândido: Por que o partido vem tomando protagonismo na campanha da Celina Leão ?

Cristian Viana: O podemos hoje é a sétima força política do Brasil temos mais de 800 mil filiados, 20 deputados federais, 5 senadores. No DF somos mais de 14 mil filiados e na aliança de apoio a governadora Celina e Ibaneis somos o quinto partido em recursos e tempo de televisão. Recentemente fizemos uma confraternização do partido no DF, diversos pré-candidatos que tem dialogado para disputarem a eleição no podemos compareceram, apenas para ilustrar a votação desses pré-candidatos, já testados em urna, ultrapassa 100.000 votos para distrital.

O objetivo de Cristian Viana é unir forças para garantir a vitória de Celina Leão para o governo do DF. Foto: Divulgação

Graciliano Cândido: Que outras “costuras” serão feitas daqui pra frente?

Cristian Viana: O maior desafio além da filiação de pré-candidatos é auxiliar na montagem de uma grande coalizão de centro-direita que assegure a vitória para o governo de Celina Leão e para o Senado do Governador Ibaneis. O PL deverá indicar o outro nome para a chapa de Senado tanto Michelle Bolsonaro como Bia Kicis possuem bons índices.

Graciliano Cândido: Quais outros nomes serão revelados para o cenário político de 2026?

Cristian Viana: Teremos o deputado Robério Negreiros como”puxador” na chapa de distrital o que nos dá a segurança de no mínimo duas cadeiras na CLDF, e para a Câmara Federal temos dialogado com Cel. Moreno, Oseias Ribeiro, já temos filiado Ismael Almeida, Luiz França e temos reiterado o convite ao ex-senador Reguffe para retornar ao partido e buscar uma cadeira na câmara federal, ele atualmente tenta uma oportunidade para o cenário nacional mas é um quadro que engrandece qualquer partido.