A Policlínica Estadual da Região Nordeste II, em Posse, passa a oferecer, a opção de diálise peritoneal para pacientes com insuficiência renal. A nova modalidade de tratamento, que pode ser realizada em casa, surge como alternativa à hemodiálise convencional. “Estamos sofisticando a qualidade da saúde pública e dando dignidade para a população. Isso me enche os olhos”, afirmou o governador Ronaldo Caiado, ao anunciar a novidade.

Médico por formação, Caiado explicou as vantagens da nova terapia. “É um método moderno que dá liberdade para as pessoas tocarem suas vidas. O peritônio, membrana que reveste a cavidade abdominal, realiza a função de drenagem dos rins. O paciente é orientado sobre como manipular o equipamento para fazer o procedimento em casa”, detalhou. “Vejam o avanço da medicina e como estamos aumentando o padrão de atendimento”, completou.

Inicialmente, seis pacientes serão beneficiados com a diálise peritoneal. Uma delas é Juliene Pereira Barbosa, moradora de Formosa, que antes precisava se deslocar até Posse para sessões de hemodiálise. “Será bem melhor para minha saúde, porque o tratamento é menos agressivo. Além disso, vou poder passar mais tempo em casa, com a família e amigos. Antes, eu saía de casa cedo e voltava anoitecendo. Era muito cansativo. Agora posso até viajar, porque o equipamento é portátil. É uma melhoria de saúde e de vida”, comemorou.

Cada sessão de hemodiálise dura cerca de quatro horas, e os pacientes renais precisam, em média, de quatro procedimentos por semana. O tratamento passou a ser oferecido na Policlínica de Posse em 2021, durante a gestão de Caiado, e atualmente a unidade tem capacidade para mais de 880 sessões semanais.

Com a introdução da diálise peritoneal, o serviço é ampliado, permitindo o tratamento domiciliar e eliminando a necessidade de deslocamento frequente dos pacientes até a unidade de saúde. A medida representa um avanço importante na descentralização e humanização do atendimento nefrológico no estado.

“Antes, os moradores do Nordeste goiano precisavam percorrer mais de 400 quilômetros para fazer hemodiálise e ainda corriam o risco de não conseguir atendimento. Hoje, com a regionalização da saúde, eles contam aqui em Posse com uma estrutura que atende todas as suas necessidades, além desse novo serviço de diálise peritoneal oferecido aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) da região”, ressaltou o governador.

O prefeito de Posse, Paulo Trabalho, agradeceu o empenho do governo estadual em ampliar os serviços de saúde no Nordeste goiano. Ele destacou que a Policlínica da cidade foi a primeira inaugurada no estado, consolidando o compromisso com a regionalização da saúde.