Consórcio do transporte do Entorno segue sem data para assinatura, mesmo perto do fim do prazo da ANTT

15 setembro 2025 às 10h50

COMPARTILHAR
A pouco mais de uma semana do fim do prazo de 30 dias dado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), ainda não há data marcada para a assinatura do Consórcio Interfederativo da Região Metropolitana do Entorno. O período termina no próximo dia 23 de setembro.
A medida foi anunciada em agosto, quando a ANTT suspendeu o reajuste de 2,91% nas tarifas do transporte semiurbano que liga o Entorno ao Distrito Federal. O aumento, que entraria em vigor no dia 23 de agosto, foi adiado após pedido conjunto dos governadores de Goiás, Ronaldo Caiado (UB) e do Distrito Federal, Ibanes Rocha (MDB).
Segundo os gestores, a suspensão foi necessária para evitar prejuízos aos passageiros que dependem do deslocamento diário entre DF e Goiás. Além disso, o prazo extra serviria para avançar nas tratativas do consórcio, que prevê a gestão compartilhada do serviço entre as regiões da Ride/DF.
O governo de Goiás já sinalizou que irá assinar o acordo, mas a formalização ainda não foi definida. O modelo segue o mesmo já adotado na Região Metropolitana de Goiânia, onde a tarifa permanece congelada em R$ 4,30 desde 2019.
Com a proximidade do fim do prazo, a expectativa é de que as conversas avancem para garantir a oficialização do consórcio antes do prazo final dado pela ANTT, que tem como objetivo melhorar a mobilidade de milhares de usuários do transporte semiurbano da região.