Reajuste das passagens entre DF e Goiás entra em vigor a partir desta terça feira (23)

22 setembro 2025 às 14h24

COMPARTILHAR
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) confirmou que, a partir da meia-noite de terça-feira, 23 de setembro de 2025, entrará em vigor o reajuste de 2,919% nas tarifas dos ônibus que ligam o Distrito Federal a Goiás.
O aumento já havia sido aprovado em fevereiro, por meio da Deliberação nº 78/2025, mas acabou suspenso duas vezes a pedido dos Governos do Distrito Federal e de Goiás. A primeira prorrogação foi de seis meses e a segunda de 30 dias.
Segundo a Superintendência de Serviços de Transportes de Passageiros (SUPAS), foram realizadas várias reuniões técnicas com representantes dos dois governos, discutindo questões jurídicas, tarifárias e até mesmo a criação de um consórcio interfederativo para gerir o sistema. Apesar dos avanços, não houve até agora assinatura do protocolo de intenções.
A ANTT destacou que os adiamentos devem ser vistos como medidas excepcionais. Um parecer jurídico da própria Agência reforçou que não seria razoável novo adiamento sem justificativa concreta.
No período em que o reajuste ficou congelado, as empresas alegaram aumento de custos, como reajustes salariais, tarifa de acostagem na Rodoviária do Plano Piloto e elevação dos preços de insumos. Para a ANTT, isso tem agravado o desequilíbrio financeiro e pode comprometer a regularidade do serviço.
Mesmo reforçando que continuará acompanhando de perto as tratativas para a criação do consórcio, a Agência considerou que não há condições de novo adiamento.
“Não se mostra viável novo adiamento do reajuste tarifário”, registrou a Superintendência, ao informar a decisão à Diretoria Colegiada.