Entorno marca presença na maior feira de turismo do Centro-Oeste, em Goiânia

03 julho 2025 às 15h57

COMPARTILHAR
Considerado o maior evento do setor no Centro-Oeste, a feira reúne mais de 140 estandes, programação técnica, encontros empresariais e experiências culturais e gastronômicas até esta sexta-feira (4).
Gestores e representantes do turismo de cidades como Formosa, Luziânia, Pirenópolis, Cristalina, Alto Paraíso, Cocalzinho, Alexânia e Padre Bernardo participam ativamente do evento, aproveitando o espaço para apresentar atrativos locais, fechar parcerias e trocar experiências. A Secretaria do Entorno também marca presença com estande próprio, promovendo as belezas e o potencial econômico da região. Na cerimônia de abertura realizada na manhã desta quinta-feira, representantes nacionais falaram sobre a importância do evento, o presidente da Fecomércio Goiás, Ricardo Rodrigues, assessor da Gerência de Mercados Internacionais e Feiras da Embratur, Alexandre Nakagawa, Chefe de Gabinete do Ministro de Estado de Turismo, Janara Braga.

Turismo do Entorno em destaque
Entre os destaques levados à feira estão o Salto do Itiquira, em Formosa; o Vale da Lua, em Alto Paraíso; as trilhas ecológicas e vinhedos de Cocalzinho; os cristais e a lagoa de Cristalina; os parques aquáticos e igrejas centenárias de Luziânia; além da Rota dos Pireneus, que une natureza e gastronomia com queijos e vinhos artesanais.
Pirenópolis também se destaca com sua famosa Rua do Lazer, repleta de restaurantes, e suas cachoeiras e igrejas históricas. Em Alexânia, o turismo industrial ganha força com a presença de grandes indústrias de bebidas. Já Padre Bernardo apresenta o charme rural dos hotéis fazenda da região.
Feira movimenta o turismo goiano
A expectativa da organização é de que mais de 4 mil profissionais circulem pelo evento. A Goiás Turismo preparou um estande com experiências sensoriais, como o Túnel Imersivo “Bora pra Goiás”, que exibe sons, imagens e paisagens do estado, além de ambientes como a Ilha Gastronômica, a Vendinha Goiana e espaços para exposição e conteúdo técnico.
Para o presidente da Goiás Turismo, Roberto Naves, a feira fortalece o estado como referência nacional no setor. “Quando o estado investe em eventos como a Expo Turismo, investe na geração de empregos, na valorização das regiões e no fortalecimento da economia local”, afirma.
O Ministério do Turismo também participa da Expo, com destaque para o Programa de Regionalização do Turismo, voltado ao apoio direto aos municípios.

Protagonismo feminino no turismo
As empreendedoras Fabiana Andrade e Renata Andrade percorreram cerca de 200 km do Entorno até Goiânia para apresentar seus suspiros artesanais na feira de turismo. São mais de 40 sabores de doces que encantam os consumidores. Segundo elas, todo o processo é artesanal — desde a seleção das matérias-primas até o envasamento. “Temos os suspiros artesanais, que são os mais conhecidos, banhados com chocolate”, destacam. Para Fabiana, eventos como este proporcionam maior visibilidade aos produtos, além de permitir que os clientes experimentem e aprovem os sabores. “Participar desse evento é uma grande oportunidade, pois podemos demonstrar tanto a qualidade quanto o sabor dos nossos produtos”, acrescenta.
A programação ainda reserva espaço para o protagonismo feminino, com a realização do primeiro Encontro Conexão Elas, que promove debates sobre liderança com propósito, inovação e valorização das mulheres no setor.
Com forte engajamento das cidades do Entorno, a Expo Turismo Goiás reforça o papel estratégico da região para o crescimento do turismo em Goiás e no Brasil.