MP dá cinco dias para PMDF se explicar sobre perseguição

14 maio 2025 às 11h30

COMPARTILHAR
O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) concedeu um prazo de cinco dias para que a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) se manifeste oficialmente sobre uma perseguição registrada na W3 Norte e divulgada no perfil oficial da Rotam no Instagram (@rotampmdf.oficial). A postagem, que traz a frase “Fuga não é uma opção para você”, mostra a ação de policiais do grupo tático durante patrulhamento em uma área movimentada de Brasília.
O ofício foi encaminhado na última sexta-feira (9/5) pela 3ª Promotoria de Justiça Militar ao corregedor-geral da PMDF. O Ministério Público solicitou a abertura de uma investigação preliminar para apurar os fatos exibidos no vídeo, principalmente pelo risco à segurança de pedestres e motoristas.
Relembre o caso
A perseguição começou quando policiais da Rotam tentaram abordar um motociclista durante patrulhamento na W3 Norte. O condutor não obedeceu aos sinais sonoros e luminosos da viatura e fugiu em alta velocidade. No trajeto, desrespeitou semáforos, entrou na contramão e trafegou por calçadas, passando por áreas com grande circulação de pedestres.
A fuga seguiu por pontos de intenso movimento, como o Setor Comercial Sul e a Rodoviária do Plano Piloto. A perseguição terminou nas proximidades da 703 Norte, onde o motociclista caiu após perder o controle da moto. Ele sofreu escoriações e foi levado ao hospital. Segundo a PMDF, o homem não possuía carteira de habilitação.
Agora, o Ministério Público aguarda a resposta oficial da PMDF para definir os próximos passos da apuração.