Furto: 166 cabeças de gado desaparecem em Luziânia e operação tenta esclarecer o crime

18 julho 2025 às 15h15

COMPARTILHAR
A Polícia Civil de Goiás deflagrou, nesta quarta-feira (17), a Operação Pasto Vazio, com o objetivo de apurar o desaparecimento de 166 cabeças de gado na zona rural de Luziânia. O crime ocorreu em abril deste ano e há indícios de que a retirada dos animais tenha sido planejada.
Segundo as investigações, o rebanho estava sob responsabilidade do arrendatário de uma fazenda, que havia firmado contrato com a vítima para uso do pasto. A principal suspeita é de que o próprio arrendatário tenha liderado a ação criminosa, coordenando o transporte clandestino dos animais com o apoio de caminhões boiadeiros. Os brincos de identificação do gado teriam sido removidos, dificultando o rastreamento.
Durante a operação, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em imóveis localizados no Jardim ABC, em Cidade Ocidental (GO); no Setor Sudoeste e em Guará II, no Distrito Federal; e em uma fazenda no Assentamento dos Cunhas, também em Cidade Ocidental.
A ação foi coordenada pela Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Rurais (DERCR) de Goiás, com apoio do 3º Distrito Policial da Polícia Civil do Distrito Federal. Os alvos da operação têm ligação direta com o desaparecimento dos animais e são investigados por crime patrimonial em área rural.