Governo de Goiás investe R$ 140 milhões na ampliação de hospital que atenderá Entorno

10 setembro 2025 às 14h03

COMPARTILHAR
O Governo de Goiás anunciou investimentos de mais de R$ 140 milhões na reforma e ampliação do Hospital Estadual de Formosa, que vai triplicar a capacidade de atendimento de pacientes do Norte, Nordeste e também do Entorno do Distrito Federal. A obra é considerada uma das mais importantes do estado e deve ser entregue em etapas até dezembro.
Segundo o governo, a nova estrutura vai substituir alas antigas e ampliar a oferta de serviços de média e alta complexidade, que por muitos anos obrigaram a população dessas regiões a buscar atendimento em Brasília. O contrato de gestão da unidade também será revisto para se adequar ao aumento da demanda.
Na mesma agenda, o vice-governador Daniel Vilela (MDB) esteve em Formosa, onde foi recebido por empresários e representantes do agronegócio. O encontro contou ainda com a presença da prefeita Simone Ribeiro (UB), do presidente da Goinfra, Pedro Sales e do secretário do Entorno, Pábio Mossoró.
Durante a reunião, foram destacados projetos como a infraestrutura em áreas, o programa Estrada Boa e obras em rodovias estratégicas, como a GO-116 e a GO-484. Sales explicou que o projeto executivo da GO-116, em um trecho de 20 km até São João da Aliança e Santa Rosa, deve ter edital publicado ainda este ano. Já a GO-484, antes considerada intrafegável, passará por pavimentação.

“São obras que terão capacidade de transformar Formosa, trazendo desenvolvimento, geração de emprego e renda. Nosso compromisso é continuar apoiando o município, em parceria com o vice-governador e a prefeita”, afirmou Pedro Sales.
A prefeita Simone Ribeiro ressaltou o potencial econômico da cidade. “Formosa tem grandes riquezas a serem exploradas e vive um novo momento. Recebemos o abraço do governador Ronaldo Caiado e seguimos em negociação permanente para garantir avanços”, disse.
Já Daniel Vilela reforçou o apoio à gestão municipal. “Não temos medido esforços para fortalecer o trabalho da prefeita e garantir que Formosa receba obras e investimentos à altura da sua importância para Goiás e para o Brasil”, afirmou.

Regionalização da saúde
O vice-governador destacou que a ampliação hospitalar integra o projeto de regionalização da saúde. “Construir o prédio é a parte mais barata. O funcionamento é o que custa mais caro, e o governador Caiado não mediu esforços ao longo desses sete anos para garantir que além das obras, houvesse serviços de qualidade. Esse será um dos maiores hospitais do estado”, disse.
Sem data definida para inauguração
Apesar do avanço das obras, não há uma data oficial de inauguração. “É difícil precisar. Obra às vezes foge da vontade de todos, mas nossa expectativa é que as alas em andamento sejam concluídas até dezembro”, explicou o governador.
Investimentos no Entorno
O gestor também citou os investimentos no Entorno do Distrito Federal, historicamente dependente de Brasília. Segundo ele, além da saúde, a região recebeu reforço na segurança pública, com batalhões especializados, e melhorias na educação.
“Os goianos do Entorno viveram durante muitos anos esquecidos pelo governo de Goiás. Hoje, a realidade é outra. Todas as escolas foram reformadas ou reconstruídas, a segurança foi fortalecida e agora estamos entregando também melhorias expressivas na saúde”, concluiu Daniel Vilela.