O deputado federal José Nelto (UB) afirmou que a primeira etapa das obras de duplicação da BR-020, no trecho da entrada sul de Formosa (GO), deve ser concluída e entregue ainda neste ano. O parlamentar esteve recentemente reunido com o presidente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Fabrício de Oliveira Galvão, para acompanhar o andamento da obra.

Segundo Nelto, o trecho em execução liga a sede da PRF até o Forte de Santa Bárbara. Ele destacou que tem acompanhado de perto o processo. “São seis anos de dedicação para tirar essa obra do papel. Foram mais de 80 audiências no DNIT e no Ministério dos Transportes. Todo mês estou aqui fiscalizando”, disse o deputado.


Orçamento garantido e novas etapas

Relator da Infraestrutura do Brasil no Congresso, José Nelto garantiu que o orçamento para 2026 está assegurado para a continuidade dos trabalhos, com a meta de concluir toda a primeira etapa da duplicação.

Além disso, o parlamentar articula, junto às bancadas de Goiás, Bahia, Piauí, Ceará e Distrito Federal, a realização de um leilão na Bolsa de Valores de São Paulo para viabilizar a concessão e duplicação completa da BR-020 até Fortaleza (CE).

De acordo com ele, estudos de engenharia, contagem de veículos e levantamentos técnicos já estão em andamento, em parceria com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o Ministério dos Transportes, para definir as próximas fases.


Duplicação até 2030

José Nelto também comparou o processo ao da BR-153, que já passou por leilão e está em obras de duplicação. Segundo ele, a expectativa é que até 2030 todo o trecho entre Anápolis e a divisa de Porangatu (GO) esteja duplicado. “É um processo de luta, mas agora os trabalhos avançam em ritmo acelerado. Este ano são 49 km duplicados, no próximo, mais 40 km”, concluiu.