Famílias do Jardim Europa, em Formosa, cobram água e energia após cinco anos de espera
10 outubro 2025 às 11h57

COMPARTILHAR
Quase 50 famílias que vivem no empreendimento Jardim Europa, em Formosa (GO), seguem enfrentando dificuldades com a falta de infraestrutura básica. Os moradores afirmam que, mesmo após cinco anos da compra dos lotes, o local ainda não possui água encanada nem energia elétrica regular. A única alternativa para o abastecimento é o caminhão-pipa, que fornece água uma vez por semana.
Segundo os relatos, o problema persiste por conta de um impasse entre a Saneago, a Equatorial e a loteadora responsável pelo empreendimento. As concessionárias afirmam que o loteamento foi entregue sem os padrões adequados para ligação de água e energia. Mesmo após notificações e orientações para adequação, o problema não foi resolvido.
Em algumas quadras, a energia elétrica já foi instalada; em outras, os moradores ainda vivem no escuro, a poucos quilômetros de Brasília. “Na quadra 25 e 26 não tem energia porque falta a Equatorial ligar as canelas no transformador”, relatam os moradores.
Na manhã desta sexta-feira (10), a moradora Nubia Pereira comemorou a chegada do caminhão-pipa. “A água sai potável da Saneago, mas será que chega aqui potável?”, questionou a moradora, que prefere comprar água mineral para beber e cozinhar. Segundo ela, apesar de pagar o IPTU, não vê melhorias nem investimentos no bairro.
Outra moradora, Erivânia Moreira dos Santos, da quadra 49, conta que vive uma situação de humilhação. “Vivo de aluguel e preciso sair do aluguel, passo muita humilhação, mas a gente não tem condições de construir, pois só vem água uma vez na semana. O pouco que a gente consegue é com água da chuva”, desabafou. Ela diz que comprou o lote há três anos, mas não consegue iniciar a construção da casa por falta de água.
Em 29 de julho, moradores participaram de uma reunião para cobrar providências. Apenas três vereadores compareceram e encaminharam as denúncias ao Promotor de Justiça, Dr. Ramiro Carpenedo Martins Netto, da 2ª Promotoria de Justiça de Formosa.
Nota da loteadora
O Empreendimento Jardim Europa conta com toda a infraestrutura básica implantada e concluída, assegurando condições plenas de uso e ocupação pelos moradores, sem qualquer prejuízo ao fornecimento de água ou às condições de habitabilidade.
Quanto ao IPTU, trata-se de tributo municipal arrecadado pela Prefeitura de Formosa, sem qualquer ingerência da loteadora quanto à destinação dos valores ou às decisões de investimento público.
A loteadora atua de boa-fé, apenas intermediando o recolhimento quando necessário, para manter a regularidade fiscal do empreendimento e evitar prejuízos aos próprios adquirentes, cumprindo integralmente suas obrigações legais e contratuais.
Nota da Saneago
A Saneago informa que o Residencial Jardim Europa, em Formosa, é um empreendimento particular que ainda não providenciou a documentação exigida para a entrega da operação do saneamento pela Saneago.
A Companhia informa que aguarda a documentação para finalizar o procedimento de entrega desde agosto de 2024.
Nota da Equatorial
A Equatorial Goiás informa que mantém contato direto com os responsáveis pelo loteamento Jardim Europa, em Formosa, prestando acompanhamento e orientação em todas as etapas necessárias para viabilizar as novas ligações de energia no empreendimento.
No dia 29 de setembro, um consultor de atendimento da companhia participou de uma reunião com os responsáveis pelo loteamento, representantes dos moradores e o vice-prefeito de Formosa, Ramos Somar. Na ocasião, foi destacada a importância da regularização do empreendimento para que, em seguida, seja formalizado junto à concessionária o pedido de ligação das novas unidades consumidoras.
