Engenheiro propõe rodoviária integrada ao novo viaduto da BR-040 em Valparaíso
 Graciliano Cândido
                    Graciliano Cândido
                
                30 outubro 2025 às 14h18

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O engenheiro civil Alessandro Solano propôs que o novo viaduto da BR-040, em Valparaíso de Goiás, obra inicialmente orçada em R$ 34.993.447,22, seja aproveitado para abrigar uma rodoviária interestadual no canteiro central da rodovia. Segundo ele, o espaço — com cerca de 80 metros de largura por 500 de extensão — permitiria a construção de um terminal moderno e funcional, capaz de organizar o transporte e melhorar a mobilidade urbana na região.
“Hoje as pessoas esperam ônibus no meio da rua, sem abrigo, banheiro ou segurança. Uma rodoviária ali resolveria isso, melhoraria o fluxo e geraria empregos e comércio local”, afirmou o engenheiro.
Atualmente, Valparaíso não tem rodoviária. Viajantes que chegam ou saem da cidade esperam os ônibus de forma improvisada, em um pequeno comércio usado como ponto de embarque. O acesso dos veículos ao local é difícil — os motoristas precisam entrar por uma via marginal estreita e manobrar em um balão que não comporta ônibus de viagem, causando congestionamentos e riscos de acidentes.

Para quem vem de outros estados, a situação é ainda pior. Passageiros são obrigados a descer às margens da BR-040, próximo à Saneago, sem abrigo ou segurança, expostos ao sol, à chuva e ao perigo constante do tráfego intenso. “Falta planejamento urbano. Aquele espaço do viaduto poderia ser usado de forma muito mais inteligente”, avaliou Solano.
O engenheiro defende que a rodoviária seja compacta e prática, com paradas rápidas para embarque e desembarque, integrada ao fluxo da rodovia. “Não precisa ser uma estrutura grande, mas bem pensada. Seria uma solução social, comercial e urbana ao mesmo tempo — e colocaria Valparaíso no mapa como polo regional de transporte”, concluiu.
Solano também criticou o projeto atual do viaduto, que, segundo ele, apresenta falhas estruturais e de planejamento. O engenheiro contou que chegou a ser convidado para integrar a equipe técnica da obra, mas recusou após avaliar o material. “O projeto tem muitos problemas. Faltam elementos básicos de drenagem, acessibilidade e dimensionamento viário. O viaduto já nasceu com deficiências e precisaria de um redesenho completo para atender a realidade de Valparaíso”, afirmou.
Na região do Entorno Sul, apenas Luziânia tem rodoviária que recebe ônibus interestaduais para embarque e desembarque, no centro da cidade. Recentemente, políticos da região realizaram estudos para migrar a rodoviária para às margens da BR-040, próximo ao trevo de Luziânia.
A Prefeitura de Valparaíso de Goiás foi procurada para dar esclarecimentos sobre o andamento da obra que já existe há mais de um ano e o motivo de não ter uma rodoviária conectada ao viaduto, porém até o fechamento desta reportagem, não tivemos retorno. O espaço continua aberto.
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