Pesquisa mostra Arruda e Celina empatados na disputa pelo governo do DF
31 outubro 2025 às 10h45

COMPARTILHAR
A surpresa do levantamento divulgado pelo instituto Paraná Pesquisas na quinta-feira, 30, sobre a intenção de voto para governador do Distrito Federal nem é o percentual da vice-governadora Celina Leão, do pP, que aparece com 32,2%. A novidade é o percentual do ex-governador José Roberto Arruda (sem partido): 29,8%. O presidente do Iphan, Leandro Grass, do PT, tem 11,8%.
Dada a margem de erro de 2,6 pontos percentuais, Celina Leão e Arruda estão literalmente empatados. Com o acréscimo de que Arruda está em ascensão.
O nível de confiança da pesquisa é de 95% e o instituto ouviu 1506 pessoas, entre os dias 23 e 27 de outubro.
O problema é que, de acordo com decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Arruda está inelegível. Ele foi condenado por improbidade administrativa num dos processos da Operação Caixa de Pandora.

Presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Ricardo Cappelli, do PSB, tem 6,4%. A deputada distrital Paula Belmonte, do Cidadania, tem 6%. Votos em branco, nulos e nenhum somam 8,6%. Outros 5% não souberam ou não responderam.
Segundo cenário: rivalidade acirrada
Retirando pré-candidatos, Celina Leão sobe para 36,9% e Arruda também cresce e vai a 32,7%. Leandro Grass aparece com 14,5%.

Segundo turno: quadro disputadíssimo
Na disputa do segundo turno, Celina Leão aparece com 42,5%. Arruda tem 42,4%. Quadro disputadíssimo.
Noutro cenário, Celina Leão tem 57,1% e Leandro Grass aparece com 25,3%. A vice-governadora é favoritíssima.

Num terceiro cenário, Arruda surge com 55,8%. Já Leandro Grass tem 24,6%. Os dados indicam que a esquerda não tem suficiente para vencer no Distrito Federal. Pelo menos na circunstância.
Comentário: sem Arruda, Celina ganha fácil
A pesquisa mostra que Celina Leão lidera, é, mesmo forte, vulnerável. Tanto que, com a ascensão de Arruda, o percentual da vice-governadora caiu, em comparação com a pesquisa anterior. Ela tinha 37,2%, em agosto deste ano. Arruda tinha 16%.

Arruda, de acordo com o STJ, não pode ser candidato. Se puder, tem chance de ganhar de Celina Leão. Pelos dados do momento, é o único rival de peso para a vice-governadora.
Sem Arruda no páreo, retirado pelo tapetão, Celina Leão dificilmente deixará de ser eleita. (E.F.B.)
