A surpresa do levantamento divulgado pelo instituto Paraná Pesquisas na quinta-feira, 30, sobre a intenção de voto para governador do Distrito Federal nem é o percentual da vice-governadora Celina Leão, do pP, que aparece com 32,2%. A novidade é o percentual do ex-governador José Roberto Arruda (sem partido): 29,8%. O presidente do Iphan, Leandro Grass, do PT, tem 11,8%.

Dada a margem de erro de 2,6 pontos percentuais, Celina Leão e Arruda estão literalmente empatados. Com o acréscimo de que Arruda está em ascensão.

O nível de confiança da pesquisa é de 95% e o instituto ouviu 1506 pessoas, entre os dias 23 e 27 de outubro.

O problema é que, de acordo com decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Arruda está inelegível. Ele foi condenado por improbidade administrativa num dos processos da Operação Caixa de Pandora.

Celina Leão: vice-governadora do Distrito Federal: favorita| Foto: Reprodução

Presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Ricardo Cappelli, do PSB, tem 6,4%. A deputada distrital Paula Belmonte, do Cidadania, tem 6%. Votos em branco, nulos e nenhum somam 8,6%. Outros 5% não souberam ou não responderam.

Segundo cenário: rivalidade acirrada

Retirando pré-candidatos, Celina Leão sobe para 36,9% e Arruda também cresce e vai a 32,7%. Leandro Grass aparece com 14,5%.

Leandro Grass: pré-candidato a governador pela esquerda | Foto: Divulgação

Segundo turno: quadro disputadíssimo

Na disputa do segundo turno, Celina Leão aparece com 42,5%. Arruda tem 42,4%. Quadro disputadíssimo.

Noutro cenário, Celina Leão tem 57,1% e Leandro Grass aparece com 25,3%. A vice-governadora é favoritíssima.

Paula Belmonte: pré-candidata pelo Cidadania | Foto: Divulgação

Num terceiro cenário, Arruda surge com 55,8%. Já Leandro Grass tem 24,6%. Os dados indicam que a esquerda não tem suficiente para vencer no Distrito Federal. Pelo menos na circunstância.

Comentário: sem Arruda, Celina ganha fácil

A pesquisa mostra que Celina Leão lidera, é, mesmo forte, vulnerável. Tanto que, com a ascensão de Arruda, o percentual da vice-governadora caiu, em comparação com a pesquisa anterior. Ela tinha 37,2%, em agosto deste ano. Arruda tinha 16%.

Ricardo Capelli: segunda aposta da esquerda | Foto: Reprodução

Arruda, de acordo com o STJ, não pode ser candidato. Se puder, tem chance de ganhar de Celina Leão. Pelos dados do momento, é o único rival de peso para a vice-governadora.

Sem Arruda no páreo, retirado pelo tapetão, Celina Leão dificilmente deixará de ser eleita. (E.F.B.)