Dono do Banco Master é preso pela Polícia Federal; presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, também é afastado
18 novembro 2025 às 08h46

COMPARTILHAR
Em São Paulo, na manhã desta terça-feira (18), a Polícia Federal deflagrou a operação “Compliance Zero” e prendeu o empresário Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master. A investigação apura crimes como emissão de títulos de crédito falsos, gestão fraudulenta e organização criminosa.
Simultaneamente, o Banco Central decretou a liquidação extrajudicial do Banco Master — o que coloca em risco o avanço de eventual acordo de venda.
De acordo com o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa — que era o principal interessado na aquisição do Banco Master — foi afastado de suas funções.
O COAF concluiu que as operações entre o Banco Master e o BRB apresentaram características de fraude, e consta que o BRB comprou cerca de R$ 12 bilhões em títulos emitidos pelo Banco Master antes da tentativa de aquisição.
Com a prisão de Vorcaro, o afastamento de Costa e as investigações em curso sobre as operações financeiras entre as duas instituições, a negociação entra em um cenário extremamente instável e sob suspeita de grave irregularidade.
