PAA Quilombola e outras ações do Governo de Goiás chegam a São João d’Aliança
21 março 2024 às 15h35
COMPARTILHAR
A coordenadora do Goiás Social e primeira-dama Gracinha Caiado esteve no município de São João d’Aliança, que pertence à Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride), para efetuar importantes ações do governo estadual na cidade, como a implantação do Programa de Aquisição de Alimentos Quilombola (PAA Quilombola), realizada em visita à comunidade Quilombola do Forte; o lançamento da terceira edição da Copa Quilombola, competição com cerca de 60 equipes; a abertura de cursos do Crédito Social; e a distribuição de itens de primeira necessidade e cartões de programas sociais.
Todas essas iniciativas dão continuidade ao projeto “Agro é Social”, que está sendo desenvolvido pelo Governo de Goiás no nordeste goiano por meio da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e Gabinete de Políticas Sociais (GPS).
“Compromisso com a inclusão social”
Pelo PAA Quilombola, comunidades tradicionais podem vender a produção da agricultura familiar por até R$ 15 mil ao governo estadual, que então doa os itens a instituições filantrópicas cadastradas na Organização das Voluntárias de Goiás (OVG). Serão investidos R$ 1 milhão, verba oriunda do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), do Governo Federal.
A prefeita de São João d’Aliança, Débora Domingues (PL), ressalta o impacto desse tipo de projeto para a comunidade local. “Essas pessoas têm agora a oportunidade de produzir e comercializar seus produtos, evitando, assim, o êxodo rural, já que elas conseguem ter o sustento nas suas próprias mãos”, salienta. “Isso é fundamental, porque traz dignidade para o povo. Transformar a realidade dessas famílias e participar desses projetos tão nobres em parceria com o Governo de Goiás é muito gratificante para nós”.
Gracinha Caiado, por sua vez, destaca o trabalho realizado pelo governo no nordeste de Goiás desde 2019. Para ela, o PAA Quilombola trará muitos benefícios para as pessoas que necessitam. “É o compromisso com a inclusão social”, resume.
Já o titular da Seapa, Pedro Rezende, enfatiza que o principal objetivo do programa é auxiliar o produtor a comercializar sua produção: “Além de promovermos a inclusão produtiva dessas comunidades da agricultura familiar, apoiamos também as famílias que recebem os alimentos”.
Distribuição de donativos
Na ocasião, outra ação de destaque foi a distribuição, para a população do Distrito do Forte, de 2.400 itens, entre cestas básicas, cobertores, andadores, fraldas, cadeiras de rodas, brinquedos, roupas e calçados, além de benefícios governamentais, como a entrega do Passaporte do Idoso, Passe Livre da Pessoa com Deficiência e cartões dos programas Mães de Goiás e Dignidade.
Também foram abertos cursos do Crédito Social ministrados pela Emater a moradores de São João d’Aliança. A ideia é capacitar os interessados em processamento de leite e fabricação de geleia.
A prefeita Débora Domingues frisa que a prefeitura atua como parceira do governo estadual em todas essas situações. “Viabilizamos o que for necessário: espaço para cursos, alimentação, transporte e cadastro das famílias em projetos como o da fruticultura. É em parceria que conseguirmos, de fato, mudar a realidade das pessoas”, conclui.