Na tarde deste sábado (31), policiais militares salvaram a vida de um bebê que estava engasgado e sem conseguir respirar no bairro Parque Nova Friburgo B, em Cidade Ocidental, no Entorno do Distrito Federal.

De acordo com o boletim de ocorrência, a equipe da Polícia Militar realizava patrulhamento de rotina quando várias pessoas começaram a gritar e gesticular pedindo ajuda. Ao se aproximarem, os policiais encontraram uma mãe em estado de desespero, segurando o filho no colo e relatando que a criança havia engasgado e estava sem respirar.

Ao constatar que o bebê não chorava, não tossia e não respirava, o sargento que estava na viatura iniciou imediatamente a manobra de desobstrução das vias aéreas. Ele posicionou o bebê de bruços sobre o antebraço e aplicou cinco tapas nas costas.

Como a manobra não surtiu efeito imediato, o bebê foi entregue a uma policial, que deu continuidade ao atendimento com compressões torácicas. Ela virou a criança de barriga para cima e realizou compressões com dois dedos, alternando as técnicas enquanto a equipe seguia em direção ao hospital.

Durante o trajeto, o bebê apresentou as primeiras reações, tossindo e voltando a respirar. Já na unidade de saúde, os sinais vitais foram estabilizados.

Apesar da melhora, a criança passou por exame de raio-X para garantir que não havia complicações.