Empresas do Entorno marcam presença na AgroBrasília 2024
16 maio 2024 às 13h51
COMPARTILHAR
Realizada pela Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF), com apoio do Governo do Distrito Federal (GDF), a feira contará com mais de 550 expositores, com circuitos temáticos abrangendo diversos segmentos do agronegócio. O Jornal Opção Entorno conversou com o presidente da Agrobrasília e da Coopa-DF, José Guilherme Brenner, que falou sobre a importância do evento.
“A AgroBrasília já está consolidada no Planalto Central e representa muito bem a força da agricultura da região, não apenas do Distrito Federal, mas de toda a região do Entorno. Nós temos municípios vizinhos que têm uma produção agrícola muito forte e a gente espera manter os bons números do ano passado, quando movimentamos R$ 4,8 bilhões”.
A feira além de apresentar novas tecnologias, oferece boas oportunidades de negócios. “Neste ano, teremos um pavilhão de inovação voltado para startups e empresas que estão começando. É uma excelente chance para empresas da região do Entorno comercializarem seus produtos e novas tecnologias”, destacou Brenner.
Outra novidade da 15ª edição será a área experimental do Grupo Associado de Agricultura Sustentável (GAAS), com foco na prática da agricultura regenerativa, que tem como princípio a recuperação de áreas degradadas, investindo na saúde do solo. “Hoje temos, sem dúvida nenhuma, um grande evento que proporciona ao produtor rural a possibilidade de fazer o que ele já faz, mas de uma maneira melhor, mais eficiente e que gere mais renda para o produtor rural”, divulgou.
Soluções tecnológicas em destaque
Entre os expositores do Entorno, destaca-se a Ekoa Life Sciences, voltada para a biotecnologia, desenvolvendo soluções para a agricultura, saúde animal e humana. Com uma fábrica em Planaltina de Goiás, a Ekoa desempenha um papel importante no desenvolvimento da atividade agrícola na região do Entorno. Segundo o CEO Douglas Scheunemann, a empresa oferece soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios enfrentados pelos agricultores locais.
Ele enfatizou: “Nossos produtos são projetados para melhorar a saúde e o desempenho das plantas, dos animais e, consequentemente, das pessoas. Além disso, fornecemos suporte técnico e capacitação para os agricultores, ajudando-os a adotar práticas agrícolas mais eficientes e sustentáveis”.
Scheunemann destacou, ainda, a relevância de participar da AgroBrasília, que é uma vitrine de novas tecnologias e maquinários. “Estar presente em um grande evento como este é de suma importância para a Ekoa, pois nos permite apresentar nossos produtos e tecnologias para um público amplo de agricultores, agrônomos, pesquisadores e profissionais do setor agrícola. Também nos permite acompanhar as tendências do mercado, conhecer as necessidades dos agricultores e receber feedback direto sobre nossos produtos e serviços”, frisou.
De acordo com ele, a empresa irá expor em seu estande as mais recentes inovações em biotecnologia aplicada à agricultura, saúde e nutrição animal e área ambiental. “Nossos produtos biológicos de última geração são desenvolvidos para aumentar a produtividade dos cultivos, a saúde dos animais e a sustentabilidade das águas. Além disso, estamos lançando novas soluções para lidar com os desafios específicos enfrentados pelos agricultores na região do Planalto Central, como controle de pragas e doenças, melhoramento do solo e aumento da eficiência hídrica”, destacou o CEO.
Produtos biológicos e sustentabilidade
Durante a feira, a marca Terra Nossa, empresa com matriz em Cristalina, apresentará soluções biológicas com microrganismos para uma agricultura sustentável. “Entre os destaques estão o uso dos produtos biológicos à base de fungos para controle das principais pragas, como a mosca-branca, e os bionematicidas para controle de nematoides que causam sérios prejuízos na agricultura brasileira”, divulga o sócio proprietário da empresa, Alexandre da Silva Rosa.
Segundo ele, a AgroBrasília tem um papel muito importante para o desenvolvimento do setor agrícola da região do Entorno. “A participação na feira é fundamental pela visibilidade que traz para a empresa a partir do acesso ao nosso cliente final que é o produtor. A Terra Nossa é parceira de grandes empresas multinacionais que trabalham com controle biológico e agricultura sustentável. Portanto, é, sobretudo, um espaço para expansão dos nossos negócios”, concluiu Alexandre.
Atendendo demandas nutricionais
Pela primeira vez na AgroBrasília, a empresa Macaé se destaca na produção de feno na região de Luziânia e Cristalina. “Há 12 anos, a fazenda Macaé se especializou no cultivo de feno para o consumo de rebanhos equinos, gado de leite e gado de corte. Nosso objetivo é produzir alimentos de qualidade o ano inteiro para atender as demandas nutricionais desses animais”, informou o produtor rural Matheus Garcia.
Entre os produtos que estarão em exposição no estande da empresa, destaca-se o feno seco em rolo, o feno seco em fardo e o pré-secado. O produtor frisa que a participação no evento será muito importante para a consolidação da marca como referência no mercado agropecuário. “Vamos participar pela primeira vez e as expectativas de um retorno positivo são extremamente altas. Será um momento para captar novos clientes, fazer networking e gerar novos laços de negócios”, finalizou o empresário do Entorno.
AgroBrasília 2024 (15 anos)
Data: De 21 a 25 de maio
Horário: 8h30 às 18h
Local: Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, na BR 251, km 5 (PAD-DF)