Caiado e Ibaneis prestigiaram as festas populares tradicionais e católicas do Entorno
20 maio 2024 às 14h56
COMPARTILHAR
Como parte de um projeto estadual que engloba 15 cidades em um circuito cultural com um investimento de R$ 4 milhões do Governo de Goiás, as Cavalhadas de Pirenópolis, de acordo com Caiado, fomentam a tradição cultural goiana e impulsionam a economia local na região do Entorno.
Também estiveram presentes à festa em Pirenópolis, acompanhando o governador, a primeira-dama Gracinha Caiado, o vice-governador Daniel Vilela e os secretários da Retomada e da Cultura, César Moura e Yara Nunes.
O governador de Goiás acentuou o compromisso do estado com a cultura. “Trabalhamos para manter viva essa beleza que é a encenação do combate entre mouros e cristãos, e também para movimentar a economia dos municípios”.
Festa de Planaltina está no calendário oficial
Reunindo milhares de fiéis, a Festa do Divino Espírito Santo em Planaltina incluiu a tradicional cavalgada da área rural até a praça da Paróquia São Sebastião no centro histórico. O Encontro das Bandeiras, com a presença de todas as paróquias da cidade, é parte da celebração, a segunda maior da região, após a Via Sacra do Morro da Capelinha, reconhecida como patrimônio cultural imaterial.
O governador Ibaneis Rocha, presente no evento, destacou que o GDF tem priorizado o desenvolvimento do turismo no Distrito Federal e que o turismo religioso da região foi incluído na política oficial do setor em janeiro deste ano.
Já o prefeito de Planaltina de Goiás, Cristiomário Medeiros (PP), declarou que o evento tradicional começa no município de Água Fria e segue para Planaltina e Planaltina de Goiás, envolvendo toda a população da região. “É uma festa de fé que compõe a história de Goiás e o governador Ibaneis está sempre presente”, concluiu o prefeito, durante o almoço oferecido à população e convidados pelo secretário de Cultura do DF e ex-deputado Cláudio Abrantes.