Matéria publicada no último domingo (9) no Jornal Opção trouxe a notícia de que o ex-prefeito de Valparaíso, Pábio Mossoró (MDB), que também presidiu a Associação dos Municípios Adjacentes a Brasília (AMAB), estaria sendo cotado para assumir a titularidade da Secretaria de Estado do Entorno do Distrito Federal (SEDF-GO).

O fato gerou várias especulações, que aumentaram ainda mais com o anúncio do governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), nesta manhã, de que recriaria a Secretaria Extraordinária do Entorno do Distrito Federal, antes denominada Secretaria de Desenvolvimento da Região Metropolitana.

Em entrevista ao Jornal Opção Entorno, a titular da Secretaria de Estado do Entorno do Distrito Federal (SEDF-GO), Caroline Fleury, afirmou que Ibaneis já havia lhe comunicado sobre a recriação da pasta na sexta-feira (7), mas não teve qualquer participação ou influência nesse processo. Inclusive, frisou que continuará no cargo atual e dialogará com o futuro secretário. “Acho que essa medida mostra a importância do Entorno e vai ser ótimo para a região”, declara.

Segundo revelou Ibaneis a um veículo de comunicação nesta tarde, o nome escolhido para liderar a Secretaria é Cristian Viana, presidente do Podemos-DF, ex-diretor de regularização de Interesse Social da Companhia de Habitação (Codhab) e ex-secretário-adjunto da Secretaria de Proteção e Defesa Civil.

Trabalho conjunto

Ibaneis já havia dito nesta manhã que não há qualquer intenção de invadir o espaço alheio, com a nova Secretaria, tanto que fez questão de chamar a própria Caroline Fleury e os prefeitos para participarem da cerimônia de recriação da pasta no Palácio do Buriti nesta terça (11), a partir das 15h. “Estou bem otimista, vendo como um braço no DF para que a gente faça o trabalho de interlocução juntos”, avalia Fleury.

Para ela, a Secretaria Extraordinária do Entorno do Distrito Federal não chega a ser uma “surpresa”. “Eu já vinha percebendo um movimento muito forte do DF com o Entorno, inclusive com políticos do DF atuando nas eleições municipais. Mas, realmente, não sabia que a Secretaria seria criada. Vejo como um ótimo instrumento para a região e estou animada com a novidade”, conclui.

Leia também:

Pábio Mossoró é cotado para assumir a Secretaria do Entorno do DF