Em evento marcado por discursos emocionados, o Hospital Ronaldo Ramos Caiado Filho, em Águas Lindas, foi inaugurado oficialmente na manhã desta segunda. A cerimônia, bastante concorrida, foi prestigiada por um grande público e teve a presença de autoridades como o governador Ronaldo Caiado (UB); o vice-governador Daniel Vilela; secretários de governo, como o titular da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), Pedro Sales, a secretária do Entorno, Caroline Fleury, o secretário Geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, e o secretário de Saúde, Rasível dos Reis; o presidente da Goinfra, general Santos Filho; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO), Washington Luiz Vaz Júnior; os deputados federais Célio Silveira (MDB), José Nelto (PP) e Rubens Otoni (PT); o senador Jorge Kajuru (PSB); os deputados estaduais Wilde Cambão (PSD), Anderson Teodoro (Avante), Ricardo Quirino (Republicanos) e André do Premium (Avante); os deputados distritais Eduardo Pedrosa (UB) e Jorge Vianna (PSD); os prefeitos do Entorno Pábio Mossoró (MDB), de Valparaíso; Fábio Corrêa (PP), de Cidade Ocidental; Allysson Lima (PP), de Alexânia; Carlinhos do Mangão (PL), de Novo Gama; Diego Sorgatto (UB), de Luziânia; Cristiomário Medeiros (PP), de Planaltina; e Aleandro Caldato (UB), de Santo Antônio do Descoberto; e prefeitos de outros municípios da Ride, como Débora Domingues (PL), de São João d’Aliança. Em nível federal, destaque para a presença da ministra da Saúde, Nísia Trindade.

Durante a solenidade, o governador Ronaldo Caiado destacou, em seu discurso, várias obras do estado em prol da saúde no Entorno, como a ampliação do Hospital Estadual de Formosa, e disse sentir orgulho em ver inaugurada uma unidade hospitalar tão importante com o nome de seu filho, já falecido. “Hoje é um momento muito especial para mim. As pessoas diziam que eu não entregaria o hospital, mas Deus é bom demais. Esse hospital, hoje, não tem foguetório: ele tem médicos, enfermeiros e servidores atendendo e examinando pacientes, aqueles cidadãos que não tinham para onde ir”, declarou. “Aqui vai ter uma pessoa com carinho, com gesto humanitário, dizendo ao paciente que ele vai melhorar, vai tomar a medicação certa, vai ter o diagnóstico, os exames necessários, vai poder ser operado e ter uma UTI com padrão de excelência. Mas além disso, vai ter um hospital humanizado, onde o médico sabe que está lidando com vidas. E é essa vida que a gente tem que tratar”, complementou.

Por fim, ele destacou a sua maior contribuição como gestor. “A marca maior do meu governo é cuidar de pessoas, salvar vidas, ter respeito com o cidadão em qualquer quadrante desse estado. É isso que é governar”, ressaltou.

Comprometimento com o SUS

A ministra da Saúde Nísia Trindade destacou o compromisso do governo federal com o SUS (Foto: Alano Mota/ Seinfra-GO)

Já a ministra Nísia Trindade, em seu breve discurso, assinalou o comprometimento governamental com o Sistema Único de Saúde (SUS). “Governador Caiado, nós temos a alegria de ter o hospital que, após quase 20 anos, o senhor entrega hoje à população. Isso é SUS, é compromisso de uma gestão com a qualidade da atenção à sua população”, afirmou.

E anunciou: “A partir da solicitação do município, muito em breve assinaremos o termo de compromisso da construção da maternidade e de duas Unidades Básicas de Saúde aqui em Águas Lindas. O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, cumpre assim seu compromisso junto ao governo do estado e junto à prefeitura”.

Hospital já recebe pacientes

Rasível dos Reis: “Já temos no hospital cinco pacientes internados e está chegando mais um” (Foto: Alano Mota/ Seinfra-GO)

Rasível dos Reis, por sua vez, resumiu o vaivém de uma obra esperada há muitos anos pela população. “A conclusão do hospital encerra um período de quase duas décadas de espera. Essa obra foi marcada por paralisações, abandonos e inaugurações fictícias até sua retomada definitiva pelo governador Ronaldo Caiado, em 2021”, ressaltou. “A licitação aconteceu inicialmente em 2005, em convênio com o governo federal, foi paralisada em 2008 por irregularidades no contrato com o Ministério Público. Em 2013, por uma sub-rogação do convênio pelo Estado de Goiás, foi reiniciada e inaugurada em 2016 sem ter atendido um paciente. Foi uma inauguração fake. A obra continuou paralisada. E em 2018, pasmem, mesmo com mato, mesmo sendo depredado, o hospital foi inaugurado novamente com a promessa de que em 15 dias voltaria a funcionar e nunca funcionou. Nunca atendeu um só paciente”.

O secretário ainda fez uma estimativa de que, em 15 anos, caso o hospital estivesse atendendo a população, teria havido, nesse tempo, cerca de 100 mil internações, 32 mil partos e 10 mil cirurgias. “Maus políticos fazem mal para a sociedade e incompetência mata!”, criticou Rasível, referindo-se a gestões anteriores que deixaram a unidade hospitalar apenas na promessa. E acrescentou: “Em vez de expectativas, hoje nós temos histórias. Já temos no hospital cinco pacientes internados e está chegando mais um”.

O agricultor Valentino Ribeiro, de Santo Antônio do Descoberto, foi o primeiro paciente internado na nova unidade (Foto: Marco Monteiro)

A internação do primeiro paciente, o agricultor Valentino da Rocha Ribeiro, de 69 anos, foi neste domingo. Ele se encontrava no Hospital Municipal Dom Luiz Fernandes, em Santo Antônio do Descoberto, desde o dia 6 de junho e foi transferido para o Hospital Estadual de Águas Lindas para o tratamento de pneumonia. Segundo Rasível dos Reis, Valentino já está apresentando melhora no quadro de saúde e saindo, aos poucos, da oxigenoterapia. Além das internações, o titular da Secretaria de Saúde frisou que estão, no momento, agendadas mais de 160 consultas na nova unidade hospitalar.

“Dia de vitória”

Vários parlamentares também deram sua contribuição ao momento. O deputado Célio Silveira, por exemplo, considerou a data de hoje como um “dia de vitória” para todos os municípios do Entorno. “Cumprimento os deputados federais amigos do governador, que nunca medem esforços para atender o Estado de Goiás. Porque você ajudar governador que tem responsabilidade, que é honesto, é bom demais. O dinheiro chega e é bem aplicado. Esse hospital é prova disso”, pontuou.

Autoridades presentes na solenidade de inauguração (Foto: Alano Mota/ Seinfra-GO)

Para além das diferenças políticas

O prefeito de Águas Lindas, Dr. Lucas Antonietti (UB), paramentado com trajes médicos, ficou emocionado em poder, junto ao governo estadual, entregar a obra à população e, antes de discursar, fez questão de chamar a primeira-dama do município, Fernanda Antonietti, e os três filhos ao palco. “Neste momento, nós temos de tirar todas as diferenças políticas e colocarmos em primeiro lugar a vida humana. Por isso fiz questão de vir vestido da profissão que Deus me deu, que é a profissão de médico”, salientou. “Depois de 17 anos formado, nunca imaginei que um dia seria prefeito e viria nessa cidade trabalhar como médico. Mas não acredito em destino: acredito em propósito de Deus. Estou com minha alma leve. Eu sei que o hospital é do estado, mas ele está no coração dos agualindenses, que há 19 anos aguardavam esse momento”, finalizou.