Há cerca de 15 dias à frente da Secretaria do Entorno do Distrito Federal, o ex-prefeito de Valparaíso de Goiás, Pábio Mossoró, assume uma das pastas mais estratégicas do governo Ronaldo Caiado. A missão vai além da articulação administrativa: o objetivo é fortalecer a presença do Estado na região e, ao mesmo tempo, consolidar alianças políticas que podem ser determinantes no projeto do governador rumo à disputa pela Presidência da República em 2026.

Com experiência política acumulada em duas gestões como chefe do Executivo municipal e com trânsito entre lideranças da região, Mossoró se torna peça-chave na engrenagem do Palácio das Esmeraldas. A Secretaria do Entorno atua como ponte entre os 17 municípios goianos que compõem a Região Integrada de Desenvolvimento do DF e Entorno (RIDE), facilitando o diálogo entre prefeituras e o governo estadual.

O secretário do Entorno, Pábio Mossoró, recebeu a reportagem do Jornal Opção Entorno e falou sobre os desafios e metas à frente da pasta, destacou os investimentos recebidos pelo Entorno nos últimos anos e aborda o papel político que a secretaria pode desempenhar em 2026.

Graciliano Cândido – Como recebeu a missão de liderar o Entorno, através da Secretaria do Entorno?
Pábio Mossoró – Com alegria, nós recebemos o convite tanto do governador Caiado quanto do vice-governador Daniel Vilela. A secretaria tem uma função estratégica na região metropolitana do Distrito Federal. Esse trabalho foi desenvolvido pela Carol Fleury, criando uma estrutura mais robusta justamente para poder dar o suporte necessário nessa região. O fato de ter sido prefeito de Valparaíso por dois mandatos, além do acesso político que nós temos aqui na região com os prefeitos e vereadores, levou ao convite para dar continuidade a esse trabalho.

Graciliano Cândido – O trabalho é esse: percorrer os municípios do Entorno e da RIDE para poder se aproximar cada vez mais das pessoas e também traçar uma estrada para o governador caminhar em sua candidatura à Presidência da República?
Pábio Mossoró – O governador Caiado é bem técnico. Ele quer entregar resultado. Claro que, entregando resultado, você colhe politicamente também. Todos nós sabemos o quanto o estado de Goiás avançou — na questão da segurança, da educação, da própria saúde — e esse é o ritmo do governador Caiado. Certamente, a Secretaria do Entorno tem esse papel: estar próxima dos prefeitos, vereadores e, também, na parte administrativa, auxiliar esses gestores para que o Estado esteja mais presente na nossa região.

Graciliano Cândido – Na sua visão, qual a importância do Entorno e o que ele representa hoje para o Estado de Goiás?
Pábio Mossoró
– O Entorno, politicamente, na última eleição, ajudou o governador a definir a vitória no primeiro turno. São cidades importantes que vêm crescendo ao longo do tempo, e a importância do Entorno hoje é manter os índices e indicadores que o Estado de Goiás possui. Essas cidades são estratégicas. Estamos aqui no cinturão do Distrito Federal, e o foco é avançar nos serviços de infraestrutura, melhorar a educação e os serviços básicos de saúde. A estratégia do governador é continuar investindo.

Nunca houve tanto investimento do governo do Estado na nossa região. Falo porque tive a oportunidade de ser prefeito de Valparaíso e, nos últimos anos, na gestão do governador Caiado, recebemos muitos investimentos na área social, com os programas Mães de Goiás, Aluguel Social, Cartão Dignidade. Na educação, com investimento em escolas de tempo integral. E na saúde, pela primeira vez, nossa região está tendo a oportunidade de contar com leitos de UTI. Antigamente, o atendimento era realizado em Brasília ou era necessário ser socorrido em Goiânia. Então, todos esses investimentos mostram o compromisso do governo. A maior demonstração disso foi a criação da Secretaria do Entorno, justamente para que os serviços sejam executadoscom mais agilidade e para reforçar a presença do Estado na região.

Mossoró se torna peça-chave na engrenagem do Palácio das Esmeraldas. Foto: Divulgação

Graciliano Cândido – Como fica a cena política em 2026 para Pábio Mossoró?
Pábio Mossoró
– No momento, estamos focados em entregar resultados. É uma oportunidade ser secretário de Estado do Entorno. Isso facilita, até porque tenho conhecimento com prefeitos, ex-prefeitos e vereadores. Agora, o nosso foco é dar continuidade ao trabalho, manter os índices da Secretaria. A questão política, a gente vai conversando paralelamente à administração. Até porque a própria Secretaria proporciona visibilidade política: você está presente. Eu era ex-prefeito, e hoje retorno à cena administrativa como secretário de Estado. Automaticamente, o nosso trabalho pode refletir politicamente também.

Graciliano Cândido – Quais são as metas para a Secretaria do Entorno?
Pábio Mossoró – A principal meta é resolver, de forma definitiva, em parceria com o GDF, com o Governo de Goiás e o Governo Federal, a questão do transporte. Não só Valparaíso, mas Luziânia, Novo Gama, Águas Lindas, Santo Antônio do Descoberto e Planaltina de Goiás têm moradores que dependem diariamente do deslocamento para o Distrito Federal. Essa é uma bandeira do próprio governador, e será o carro-chefe da Secretaria: resolver, de forma definitiva, a questão do transporte.

A ex-secretária Carol deu visibilidade à pasta com alguns projetos que fazem a diferença na nossa região.