Segundo a Prefeitura de Luziânia, fazer funcionar operacionalmente o programa só foi possível porque o município tem 100% das passagens garantidas por meio de recursos do tesouro municipal, além de ter recebido emendas parlamentares destinadas por deputados parceiros.

Para o gestor municipal Diego Sorgatto (UB), colocar o Tarifa Zero em prática fez com que a economia da cidade fosse movimentada. “Além de beneficiar milhares de pessoas diariamente, o programa democratizou o transporte público e fomenta a economia local”.

Ele ressaltou, ainda, o pioneirismo da iniciativa no Entorno do Distrito Federal e a importância do transporte gratuito para a população luzianiense. “Somos referência para cidades de outros estados, que vêm até Luziânia para conhecer o programa para implantar em seus municípios. Não se trata apenas do direito de ir e vir do cidadão, mas também do aumento do poder de compra das famílias, graças à economia realizada por meio do Tarifa Zero no transporte de passageiros do município”.

Conhecendo as regras e vantagens do Tarifa Zero

Reunido esta semana com Diego Sorgatto, o vereador e pré-candidato Zé Antônio (PL), de Valparaíso de Goiás, disse que, apesar de já conhecer o projeto, queria entender melhor os detalhes operacionais e logísticos. Ele enfatizou que vinha pesquisando a viabilidade da implantação de um sistema de transporte público gratuito, uma vez que a iniciativa, que visa beneficiar a população de baixa renda e promover a mobilidade urbana, tem sido objeto de estudos e debates entre especialistas e moradores.

O Tarifa Zero disponibiliza passagens gratuitas para 17 mil usuários diariamente. Foto: Divulgação

“A impressão que tivemos foi excelente. O Tarifa Zero é um programa que atende cerca de 13 mil passageiros diariamente, mas obviamente existem regras para que os cidadãos possam participar, atendendo realmente a quem necessita da gratuidade”. A ideia do vereador é que outras cidades também possam aderir ao programa social, Ele ressaltou também a modernidade do Tarifa Zero. “É um sistema moderno que traz mais dignidade à população, sobretudo para os que mais precisam do poder público. Além da vantagem da gratuidade, o programa conta com bilhetagem eletrônica, incluindo tecnologias de cidades inteligentes e monitoramento de dados”.

Zé Antônio tem a expectativa de levar o modelo do programa para Valparaíso de Goiás. “Tenho observado de perto várias ideias inovadoras que poderiam ser implantadas em Valparaíso para melhorar a qualidade de vida da população, que tanto tem sofrido com o descaso da atual gestão. No momento oportuno, apresentaremos toda a nossa plataforma de governo aos cidadãos do município”, concluiu.

Economia que beneficia quem utiliza

Validando o programa, a auxiliar em saúde bucal e moradora de Luziânia, Sheila Farias Lourenço, disse que usufrui do Tarifa Zero há dois meses e ressalta os benefícios do programa. “Estou realmente economizando muito, porque antes eu pagava passagem todos os dias”, relata.

Sheila Lourenço: “Estou realmente economizando muito, porque antes eu pagava passagem todos os dias”

Sheila utiliza o transporte para ir ao trabalho, porém, não é somente para esse fim, segundo ela: “Vou ao mercado, trabalho e shopping. Achei ótimo, pois já é um dinheiro que eu economizo no final do mês”, finalizou.