Governo Federal reconhece situação de emergência em Águas Lindas de Goiás, diz prefeitura
31 dezembro 2025 às 13h49

COMPARTILHAR
O Governo Federal publicou no Diário Oficial da União o reconhecimento da Situação de Emergência em Águas Lindas de Goiás, em razão das fortes chuvas que atingiram o município nas últimas semanas. Com a medida, a cidade fica habilitada a solicitar recursos federais para ações de assistência humanitária, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução das áreas afetadas.
Segundo a prefeitura, desde os primeiros eventos climáticos foi montada uma força-tarefa com a participação da Defesa Civil e das secretarias municipais de Obras, Saúde, Assistência Social, Agricultura, Meio Ambiente e Fazenda, além da Companhia de Desenvolvimento de Águas Lindas de Goiás (CODEAL). O trabalho envolve o atendimento às famílias atingidas e o levantamento técnico dos danos.
Com o reconhecimento federal, o município pode solicitar recursos à Defesa Civil Nacional por meio do sistema S2ID, pedir apoio social, requisitar kits emergenciais de saúde, viabilizar o Saque Calamidade do FGTS para trabalhadores das áreas afetadas e estruturar projetos de reconstrução e prevenção, como obras de drenagem, contenção de erosões e recuperação de vias.
Nesta terça-feira (30), uma forte chuva voltou a atingir Águas Lindas de Goiás e causou novos transtornos. Imagens mostram carros sendo arrastados pela enxurrada, com a água passando por cima dos veículos. Em outro ponto da cidade, um buraco se formou no meio de uma avenida após o temporal. No local, uma mulher entrou na abertura para lavar os cabelos na água potável que vazava de um cano rompido por causa da chuva.
De acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), há alerta para chuvas intensas em várias cidades do entorno. A previsão indica que, em algumas regiões, o volume de chuva pode chegar a até 60 milímetros por dia, com rajadas de vento que podem alcançar 70 quilômetros por hora. A combinação de chuva forte, ventos e descargas atmosféricas pode provocar quedas de árvores, danos à rede elétrica e dificuldades de acesso, principalmente em áreas rurais.
Águas Lindas de Goiás já havia declarado situação de emergência no dia 27 de novembro, em razão de chuvas intensas, inundações e danos relacionados. O decreto municipal tem validade de 180 dias a partir da data de publicação.
