Três incêndios em vegetação mobilizaram equipes do Corpo de Bombeiros de Goiás neste sábado (11), em diferentes pontos do Entorno do Distrito Federal. As ocorrências foram registradas em Formosa e no distrito de Bezerra, todas sem vítimas ou danos materiais a terceiros.

O primeiro caso aconteceu pela manhã, por volta das 10h, na GO 468, km 9, na zona rural de Bezerra. Segundo os bombeiros, o fogo atingiu cerca de 900 mil metros quadrados de vegetação, mas os militares conseguiram preservar aproximadamente 800 mil metros quadrados da área. O combate durou quase uma hora, com uso de sopradores e técnicas específicas de incêndio florestal.

Pouco depois, às 15h30, um novo foco foi registrado na GO 524, próximo ao Itiquira Park, também em Formosa. O incêndio alcançou uma área de mais de 1 milhão de metros quadrados, sendo controlado após duas horas de trabalho intenso. A corporação informou que, nesse caso, 1 milhão de metros quadrados foram preservados.

O terceiro incêndio ocorreu no fim da tarde, por volta das 17h50, na Via 13 do setor Chácaras do Abreu, ainda em Formosa. As chamas chegaram próximas à rede de média tensão, a veículos que trafegavam pela região e até a um posto de combustível. O fogo consumiu cerca de 5 mil metros quadrados de vegetação, mas os bombeiros conseguiram evitar que as chamas se alastrassem. O combate durou cerca de 40 minutos e utilizou 2 mil litros de água.

Em todos os casos, as equipes informaram que não foi possível identificar a causa dos incêndios.

Os incêndios ocorrem em meio a um período de calor intenso e baixa umidade em toda a região. De acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), o domingo (12) deve continuar com sol forte e temperaturas elevadas na maior parte das cidades do Entorno do DF. Municípios como Luziânia, Valparaíso, Cidade Ocidental, Formosa, Planaltina e Cristalina devem registrar mínima de 17°C e máxima de 33°C, com umidade entre 30% e 80%.

O órgão alerta para o chamado “fator 30,30,30”, que representa temperaturas acima de 30°C, umidade abaixo de 30% e ventos acima de 30 km/h, combinação que aumenta o risco de incêndios. Apesar da previsão de chuvas rápidas e isoladas ao longo do dia, o calor deve continuar predominando.

Há ainda alerta de ventos fortes, de até 50 km/h, o que pode causar quedas de árvores e danos em estruturas. Mesmo com o retorno gradual das chuvas, o Cimehgo destaca que várias regiões de Goiás estão há mais de 17 dias sem precipitação significativa. A orientação é que a população evite o uso do fogo, não descarte lixo em áreas abertas e mantenha a hidratação, principalmente entre crianças e idosos, por causa da baixa umidade.