Entre a ansiedade e a curiosidade, 30 alunos da Escola Municipal Alto da Boa Vista, em Cocalzinho de Goiás, percorreram os 106 quilômetros que separam sua cidade da capital federal para conhecer os costumes de um país asiático. Ao pisarem na Embaixada do Nepal, em Brasília, a distância entre o Cerrado e o Monte Everest desapareceu, transformando-se em uma ponte de cultura, afeto e aprendizado.

Recebidas com entusiasmo pelo embaixador Nirmal Raj Kafle, pela embaixatriz e por todo o corpo diplomático nepalês, as crianças deram início a mais uma inesquecível edição do Programa Embaixada de Portas Abertas para o Entorno do Distrito Federal.

Cada aluno teve seu passaporte carimbado — gesto simbólico que marcou a entrada oficial nesse intercâmbio cultural. Ao lado do embaixador, estiveram presentes o secretário-executivo da Secretaria de Relações Internacionais do Governo do Distrito Federal, Paulo César Pagi, e a superintendente da Secretaria do Entorno do DF (SEDF-GO), Paula Tredicci, que representou o secretário Pábio Mossoró e deu as boas-vindas às crianças.

Durante a visita, os alunos conheceram aspectos fascinantes do Nepal: aprenderam sobre as Kumaris, as “meninas-deusas”; a história de Sidarta Gautama, o Buda; a imponência do Monte Everest; além dos costumes, religião e gastronomia típica do país.

Na gastronomia, a surpresa ficou por conta do Dal Bhat — prato típico à base de lentilhas com pão frito — que agradou ao paladar do aluno Joseph Júnior, também de 10 anos.

Os estudantes de Cocalzinho conheceram a cultura, gastronomia e curiosidades do pais. Foto: Divulgação

O corpo diplomático preparou uma programação completa: após o tour pela embaixada e a degustação gastronômica, os alunos assistiram a um vídeo exclusivo sobre o país e participaram de um concurso de desenho, expressando criatividade a partir do que aprenderam.

A secretária pedagógica da Escola Municipal Alto da Boa Vista, Joana D’Arc, e a representante da Secretaria Municipal de Educação de Cocalzinho de Goiás, Daniela da Rocha, também acompanharam a visita.

Ao final, o embaixador Nirmal Raj Kafle premiou os autores dos melhores desenhos e presenteou a escola com uma pintura típica, como gesto de agradecimento e celebração desse intercâmbio cultural.

PEPA para o Entorno

O Programa Embaixada de Portas Abertas é uma realização da Secretaria de Relações Internacionais do Governo do Distrito Federal (Serinter), em parceria com a Secretaria do Entorno do DF, vinculada ao Governo de Goiás.

Para o secretário Pábio Mossoró, mais do que uma visita, o PEPA para o Entorno promove integração, pertencimento e amplia os horizontes culturais dos goianos, fortalecendo os laços entre Goiás, Brasília e o mundo.