O distrito de Olhos D’Água, em Alexânia, no Entorno do Distrito Federal, será palco de um grande evento cultural, em março: o Festival de Tordesilhas. A iniciativa é promovida pela Secretaria do Entorno e conta com o apoio das embaixadas da Espanha e de Portugal, além da Prefeitura de Alexânia.

Nesta terça-feira (3), o secretário do Entorno, Pábio Mossoró, esteve reunido na Embaixada da Espanha com gestores para alinhar os preparativos do evento, que tem como proposta valorizar o patrimônio histórico e cultural da região. “Estamos planejando todos os detalhes para realizar um evento grandioso e importante para o turismo da região. Logo, visitaremos a Embaixada de Portugal para ajustar os detalhes e colaboração da representação diplomática”, acrescenta Pábio Mossoró.

Contexto histórico

Olhos D’Água integra o município de Alexânia (GO) e é atravessado pela linha imaginária do Tratado de Tordesilhas, acordo firmado em 1494 entre Portugal e Espanha para a divisão de terras no continente americano. Segundo registros históricos, essa linha passa pelo centro da Praça Santo Antônio, um dos principais pontos turísticos e simbólicos do distrito.