“Livro, meu primeiro amor” é o tema da 14ª Flipiri, que começa logo mais em Pirenópolis
27 junho 2024 às 14h02
COMPARTILHAR
“Quando se trata de amor pelo livro, a gente fala no plural: amores, sem problema de traição, adultério. Cada um ocupa uma parte do nosso coração”. Com essas palavras, a professora doutora Goiandira Ortiz, grande homenageada da 14ª edição da Festa Literária de Pirenópolis (Flipiri), dá o tom de como será o evento, que se inicia hoje (27) e segue até sábado (29) na charmosa e histórica cidade de Pirenópolis, município da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride).
Com vasto currículo acadêmico e responsável pela criação do Comitê do Programa Nacional de Leitura (Proler), Ortiz faz jus ao tema da Flipiri deste ano, “Livro, meu primeiro amor”, e profere, como parte da programação, a palestra “O livro da minha vida”. E nessa ode à paixão pela literatura, a festa promete reunir, no município goiano, gente que vive e respira cultura, entre escritores, leitores, ilustradores, artistas e aficionados.
Os participantes poderão desfrutar, gratuitamente, de lançamentos de livros, saraus, oficinas, palestras, rodas de conversa, encontro de ilustradores, espetáculo teatral, contação de histórias, contação de causos e caminhada poética pela cidade. E o melhor: quem não estiver em Pirenópolis terá a oportunidade de conferir a transmissão das palestras e oficinas pelas redes sociais. O conteúdo será, inclusive, disponibilizado integralmente no canal do evento no YouTube.
Momento festivo
Para a idealizadora da Flipiri, a escritora Iris Borges, o desejo de entregar uma bela festa, tendo como protagonistas o livro e a leitura, permanece tão genuíno quanto nas primeiras edições. “É um trabalho que dura meses de preparação, mas, iniciada a festa, tudo é esquecido, como uma mãe que começa a desejar um novo filho”, compara. “Somos banhados por um espírito, que acho que é o da criação, que nos anima e nos enche de júbilo”, acrescenta a escritora, que também é vice-presidente do Instituto Cultural Casa de Autores (ICA), realizador do evento.
O curador literário da Flipiri e presidente do ICA, Maurício Melo Júnior, por sua vez, acredita que o momento é mesmo festivo, como supõe a sigla do evento. “Celebramos o livro em si, ressaltando a paixão verdadeira que nós e tantas pessoas temos por esse objeto meio mítico e tão afetivo, capaz de carregar conhecimento, mundos desconhecidos e histórias fascinantes em suas páginas. Histórias essas que ganham cores e nuances diversas, quando encontram a imaginação do leitor”, declara.
Escritores de vários estados
Além de Goiandira Ortiz, Iris Borges e Maurício Melo Júnior, vários escritores confirmaram presença nesta edição da Flipiri, como Liduína Bartholo, Clara Arreguy, Álvaro Modernell, Ana Neila Torquato, Rose Costa, Maria Amélia, Hozana Costa, Ana Gabriela, Débora Bianca, Alexandre Lobão, Taicy Ávila, Beto Seabra, Maria das Dores Brigagão, Ester Rodrigues de Oliveira e Márcia Lages, do Distrito Federal; de Goiás, Aline Lôbo, Fabiane Guimarães, Lenora de Castro Barbo, João Guilherme Curado e escritores da Academia Pirenopolina de Letras, Artes e Música (Aplam); Eraldo Miranda, de São Paulo; Theognis Florentino, do Ceará; e Carlito Lima, de Alagoas.
O prefeito de Pirenópolis, Nivaldo Melo, lembra que a primeira edição da Flipiri ocorreu em 2009, preenchendo uma lacuna no município, já que, entre tantos festivais, faltava ainda uma festa literária. De acordo com o gestor, é um evento democrático, para todos, inclusive com impactos positivos nas esferas educacional e econômica. “Nossas crianças têm a oportunidade de conversar com os autores, com os professores e, principalmente, de ter acesso ao livro”, destaca. “Sem falar no fomento da economia local que, durante o período da festa, movimenta os nossos hotéis, restaurantes e lanchonetes. Enfim, todo o sistema turístico da cidade fica envolvido”, conclui Nivaldo.
SERVIÇO
Festa Literária de Pirenópolis – Flipiri
Programação cultural: de 27 a 29 de junho
Local: Centro Histórico de Pirenópolis (GO)
Entrada franca
Site/programação: flipiri.com
Instagram: @flipiri_
Programação cultural
27/06 (Quinta)
15h30 às 16h30 – Sarau com Colégio Estadual Senhor do Bonfim – Local: Teatro Sebastião Pompêo de Pina (Auditório)
17h às 18h30 – Apresentação Maracatu, com Projeto Arte e Educação do Colégio Estadual Senhor do Bonfim; Sarau de Histórias Barianianas; Lançamentos do Ebook do Concurso Literário de Redação Bariani Ortêncio – Local: Teatro Sebastião Pompêo de Pina (Auditório)
20h às 20h30 – Cerimônia de Abertura com autoridades e convidados – Local: Teatro Sebastião Pompêo de Pina (Auditório)
20h30 às 21h30 – Palestra: “O Livro da Minha Vida”, com Goiandira Ortiz (homenageada) – Local: Teatro Sebastião Pompêo de Pina (Auditório)
21h às 23h – Sarau Lua Crescente de Poesia – Local: Um Café e Bistrô
28/06 (Sexta)
9h às 11h – Estação do Brincar com Rose Costa – Local: Tenda (Palco) | Largo da Igreja de Nossa Senhora do Rosário
10h30 às 11h – Contação de histórias para bebês com Iris Borges – Local: Centro de Artes e Música Ita e Alaor (Sala Bebeteca) | Público: 10 bebês e crianças bem pequenas acompanhadas de um responsável
14h às 14h30 – Concentração do Cortejo – Local: Tenda (Entrada) | Largo da Igreja de Nossa Senhora do Rosário
15h às 16h – Cortejo: Ida ao Coreto e Volta à Tenda – Local: Tenda (Entrada) | Largo da Igreja de Nossa Senhora do Rosário
15h às 15h30 – Contação de histórias, brincadeiras e canções com Débora Bianca – Local: Centro de Artes e Música Ita e Alaor (Sala Bebeteca) | Público: 10 bebês e crianças bem pequenas acompanhadas de um responsável
17h às 18h – Mesa: Coleção + 300, com Aline Lobo e Lenora de Castro Barbo – Mediador: Beto Seabra – Local: Centro de Artes e Música Ita e Alaor (Palco)
17h às 18h – Teatro infantil com a Saneago – Local: Tenda (Palco) | Largo da Igreja de Nossa Senhora do Rosário
19h às 21h – Espetáculo Pretura com Grupo Experimental de Teatro (GET), da Trupe dos Cirandeiros (GO) – Local: Teatro Sebastião Pompêo de Pina (Auditório)
21h às 23h – Sarau Barulhinho no Quintal – Local: Quintal da Zazá
29/06 (Sábado)
9h às 10h – Leitura, Brincadeiras e Canções com Grupo Tricontando: Ana Neila Torquato, Rose Costa e Hozana Costa – Local: Centro de Artes e Música Ita e Alaor (Sala Bebeteca) | Público: 10 bebês e crianças bem pequenas acompanhadas de um responsável
9h às 11h – Walking Tour (caminhada aos pontos turísticos) com Iris Borges e Sérgio Pompêo – Local: Tenda (Entrada) | Largo da Igreja de Nossa Senhora do Rosário
10h às 12h – Palestra: “Quem sou eu depois daquele livro?”, com Andréia Costa Cardoso de Mattos e Ester Rodrigues de Oliveira – Local: Centro de Artes e Música Ita e Alaor (Sala Bebeteca)
10h às 12h – Mesa/Oficina: Encontro de Ilustradores, com André Cerino, Elder Galvão e Roger Mello – Mediadora: Maria Amélia | Local: Teatro Sebastião Pompêo de Pina (Auditório)
10h às 13h – Lançamento de Livros: Instituto Casa de Autores e autores independentes – Local: Tenda (Stand) | Largo da Igreja de Nossa Senhora do Rosário
10h30 às 11h – Contação de histórias com Ana Neila Torquato – Local: Centro de Artes e Música Ita e Alaor (Sala Bebeteca) | Público: 10 bebês e crianças bem pequenas acompanhadas de um responsável
11h às 12h – Uns CAUSOS, com Eraldo Miranda e Theognis Florentino – Local: Tenda (Palco) | Largo da Igreja de Nossa Senhora do Rosário
14h30 às 15h30 – Roda de conversa: “Como ser uma mãe/um pai/uma avó com mais força para ensinar a gostar de ler?”, com Márcia Lages – Local: Centro de Artes e Música Ita e Alaor (Palco)
14h30 às 15h30 – Mesa: “Literatura Goiana”, com Goiandira Ortiz e Maurício Melo Júnior – Mediadora: Clara Arreguy – Local: Teatro Sebastião Pompêo de Pina (Auditório)
15h às 17h – Oficinas: A literatura e suas múltiplas possibilidades, com Álvaro Modernell; A Fantástica Matemática, com Maria das Dores Brigagão; Leitura para a Cultura de Paz, com Débora Bianca; e Mediação de Leitura, com Taicy Ávila – Local: Escola Estadual Comendador Joaquim Alves
15h30 às 16h30 – Espetáculo: “As Quatro Estações com Turma do Caracol”, com Maria Amélia e André Cerino – Local: Tenda (Palco) | Largo da Igreja de Nossa Senhora do Rosário
16h às 17h – Mesa: A Idade da Escrita, com Carlito Lima e Fabiane Guimarães – Mediador: Maurício Melo – Local: Teatro Sebastião Pompêo de Pina (Auditório)
16h30 às 17h – Contação de histórias com Hozana Costa – Local: Centro de Artes e Música Ita e Alaor (Sala Bebeteca) | Público: 10 bebês e crianças bem pequenas acompanhadas de um responsável
17h às 19h – Show de Talentos – Local: Tenda (Palco) | Largo da Igreja de Nossa Senhora do Rosário
17h30 às 19h – Mesa de debates: O Livro da Minha Vida, com Alexandre Lobão, Álvaro Modernell, Ana Gabriela e Débora Bianca – Mediadora: Iris Borges – Local: Teatro Sebastião Pompêo de Pina (Auditório)
20h às 20h30 – Cerimônia de Encerramento com autoridades e convidados – Local: Teatro Sebastião Pompêo de Pina (Auditório)
20h30 às 21h30 – O Agora da Memória – Sarau 30 anos da Academia Pirenopolina de Letras, Artes e Música, com membros Aplam – Local: Teatro Sebastião Pompêo de Pina (Auditório)
Leia também:
Filme “Othelo, o Grande” abre mostra de documentários em Pirenópolis