O cinema como ferramenta educativa é tema de curso em Pirenópolis
11 janeiro 2024 às 16h27
COMPARTILHAR
A cidade de Pirenópolis recebe, no fim do mês, a quinta edição do Festival PirenópolisDoc – conhecido popularmente como “PiriDoc”, voltado ao cinema documentário. Paralelo aos preparativos do evento, ocorrem as atividades formativas, sendo uma delas o curso “Desbravando Telas”, que está com as inscrições abertas até o dia 19 de janeiro.
A oficina, voltada a professores da rede municipal de ensino, é ministrada pela produtora Camila Nunes, formada em Cinema e Audiovisual pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), diretora do Festival Internacional de Animação Lanterna Mágica e atuante nos mercados de Goiás e Bahia. A ideia é promover a experiência da arte no contexto do cinema educativo.
Segundo Camila, a arte de contar histórias é algo que impacta fortemente tanto o realizador quanto o público e uma mesma narrativa pode ser transmitida aos outros de formas distintas, dependendo da vivência de cada um. “Por meio do cinema, aprendemos os mecanismos para fazer isso não só no cinema em si, como também no dia a dia”, afirma.
Conteúdo do curso
Ao longo da oficina, os participantes poderão aprender noções básicas sobre a história do cinema e do audiovisual; as diferenças estruturais entre um projeto de ficção e de documentário; as partes de um roteiro cinematográfico; estética no cinema; dicas de filmagem, montagem e edição; e aplicação de todo esse aprendizado nas redes sociais e em sala de aula.
Camila acredita que o cinema é uma forte ferramenta educativa, social e de questionamento político, que pode ser de grande auxílio na didática dos docentes. “Os professores, desde a pandemia, precisaram se reinventar, gravando vídeos e fazendo aulas online, de forma que chamasse a atenção dos alunos”, observa. “Vemos vídeos realizados com uma estrutura narrativa, mas falta técnica cinematográfica. E nem precisa ter o melhor equipamento. É sobre o olhar, mesmo”, considera. E acrescenta: “Acredito que a oficina ‘Desbravando Telas’ vem com o intuito de oferecer esses olhares, sugestões e dicas para quem quer filmar, aplicando no seu cotidiano”.
O curso será realizado em formato presencial, entre os dias 24 e 25 de janeiro, no Centro Municipal de Artes e Música Ita e Alaor, em Pirenópolis, com carga horária de 8 horas.
As inscrições estão abertas até 19 de janeiro pelo site: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSemCghGT7bHUgvbWRJJ2xiPAy2WDOBvr6IYmehD0RmM5ihTHQ/viewform