Foram R$ 70 milhões investidos, por meio da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF), para o término da primeira fase da reforma do principal monumento cultural de Brasília. Com isso, a Sala Martins Pena e seu respectivo foyer, que fazem parte da estrutura do Teatro Nacional, estão prontos para receber o público já nesta semana.

Apesar da reinauguração oficial desse espaço ser somente na sexta-feira (20), a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (OSTNCS) sobe ao palco da Martins Pena nesta quarta (18), às 19h, para o espetáculo “Sinfonia do Concreto”, feito exclusivamente para os operários que trabalharam nas obras da reforma.

De volta para casa

A apresentação é um marco não apenas para o teatro e a cultura do DF, como também para a própria orquestra, que volta a tocar em casa, após um hiato de quase 11 anos. Ao longo desse período, os músicos regidos pelo maestro Cláudio Cohen não pararam suas atividades e passaram a performar semanalmente em locais variados, como o Cine Brasília, o Teatro Poupex e o Teatro Plínio Marcos.

Na sexta, a partir das 19h, a OSTNCS volta à Martins Pena para um novo espetáculo, “O Novo Ato”, acompanhando a dupla sertaneja Chitãozinho & Xororó, em evento para convidados.

Já nos dias 21, 22, 23 e 26, a programação é dedicada ao público em geral, com shows de Almir Sater e Plebe Rude; espetáculos da cia. Os Melhores do Mundo e Agrupação Teatral Amacaca; e apresentações de dança. Os ingressos podem ser retirados na plataforma Sympla a partir desta quinta (19).

A cia. Os Melhores do Mundo se apresenta em duas sessões neste domingo (Foto: Divulgação)

Continuidade da reforma

As próximas obras no Teatro Nacional, referentes às etapas 2 e 3, irão revitalizar todas as outras áreas na estrutura no monumento, contemplando as salas Villa-Lobos – e seu respectivo foyer – e Alberto Nepomuceno, além do Espaço Dercy Gonçalves. Neste caso, o investimento será de R$ 315 milhões.

O edital de licitação lançado hoje traz as regras para a contratação da empresa ou consórcio responsável por dar continuidade à restauração, segundo a melhor combinação entre técnica e preço. O documento traz detalhes como obtenção de licenças, outorgas e aprovações; execução de obras e serviços de engenharia; montagem, testes, comissionamentos, pré-operação e demais operações para instalação de equipamentos e mobiliários; e a entrega final da reforma.

“Vamos devolver aquele que talvez seja o principal equipamento cultural de Brasília e um dos principais do país, e que ficou tantos anos abandonado”, afirmou o governador Ibaneis Rocha (MDB). E concluiu: “É um compromisso nosso restaurar, reformar e devolver à população as estruturas, monumentos e espaços da nossa cidade. Assim, entregaremos o Teatro Nacional completamente reformado e com recursos nossos”.

Programação – Sala Martins Pena

Quarta (18): Sinfonia do Concreto

19h – Espetáculo da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro para operários que trabalharam na reconstrução da Sala Martins Pena

Sexta (20): O Novo Ato

19h – Abertura

20h – Orquestra Sinfônica de Brasília com Chitãozinho e Xororó (evento para convidados)

Sábado (21): O Recomeço

19h30 – Show de Almir Sater

Domingo (22): De Volta aos Palcos

11h – Teatro infantil – Saltimbancos

17h – Os Melhores do Mundo – TelaPlana

19h30 – Os Melhores do Mundo – TelaPlana

Segunda (23): Hoje é Dia de Rock

20h – Apresentação da banda brasiliense Plebe Rude

Quinta (26): Dia da Dança

18h30 às 21h – A dança contemporânea, a dança urbana, a dança brincante e o tradicional balé marcam presença na reabertura da Martins Pena