Por que alugar imóveis no Distrito Federal é mais difícil que no Entorno?
01 novembro 2025 às 14h33

COMPARTILHAR
Alugar um imóvel pode significar uma experiência bem diferente dependendo de onde o contrato é feito. No Distrito Federal, as exigências costumam ser mais rígidas, enquanto nas cidades do Entorno o processo, em muitos casos, é mais direto e simples. Essa diferença aparece na prática para quem busca um lugar para morar e também é analisada por profissionais da área, que apontam fatores que influenciam no modo como imobiliárias e proprietários conduzem os contratos.
Segundo o advogado especialista em direito imobiliário Martinho Medeiros, a variação nas exigências está ligada ao fechamento dos contratos. “Essa diferença de exigência, tanto no Entorno quanto no Distrito Federal, tem sido uma questão de taxa de conversão. Em alguns locais, se a gente colocar muitas burocracias, muitos requisitos para fechar um contrato de aluguel, esses contratos não se fecham. Por isso que existem alguns locais que a conversa é suficiente para fechar um aluguel”, afirmou. Ele também destaca que o valor do caução tem limite. “A cobrança de 10 vezes o valor do aluguel como caução é ilegal. A lei do inquilinato prevê o valor de 3 vezes o valor do aluguel. Se alguma imobiliária está cobrando 10 vezes, é uma cobrança totalmente ilegal e abusiva”.
Ainda de acordo com o advogado, a exigência de fiador da mesma região está ligada ao andamento de possíveis processos. “A exigência do fiador que mora no mesmo estado é uma questão de economia processual. Caso o fiador resida em outro local, o processo se torna mais moroso e mais caro. Nesse caso, a recomendação é que o inquilino procure outra garantia”.
A técnica em enfermagem Thalita Lacerda conta que enfrentou essas dificuldades ao chegar à Brasília. “Eles pedem uma grande quantidade de documentos e muitas vezes o fiador precisa ser morador da cidade. Quem vem de fora tem grande dificuldade porque não conhece ninguém. Chegaram a me pedir seis vezes o valor do caução. Precisei pedir dinheiro emprestado porque é um valor muito exagerado. Eu já morei no Paraná, sou de Minas Gerais, e não encontrei tanta dificuldade como encontrei quando cheguei em Brasília”, relatou. Ela também afirmou que algumas imobiliárias oferecem o seguro, mas disse que o valor pode pesar no orçamento mensal.
Para o especialista em mercado imobiliário Daniel Claudino, essa diferença vem da forma como cada região interpreta o risco dos contratos. Ele explica que, em Brasília, a renda tende a ser mais formal e os processos são padronizados, enquanto no Entorno podem existir negociações mais diretas conforme o caso.
Dados do Sindicon mostram aumento na oferta de imóveis residenciais para aluguel em Brasília: em agosto de 2025 houve alta de 8,82% em relação a julho de 2025, e de 14,33% em comparação com agosto de 2024. Já no caso dos imóveis comerciais, o crescimento foi de 3,53% no mês, mas queda de 1,46% ao se comparar com o ano anterior.
As diferenças deixam claro que, ao procurar um imóvel, é importante conhecer as exigências de cada região e estar atento aos direitos garantidos em lei.
