Sob gritos de ‘vergonha’, Câmara de Formosa aprova parcelamento de dívida de R$ 27 milhões da previdência de servidores
23 junho 2026 às 12h08

COMPARTILHAR
Por Cintia Ferreira
A Câmara Municipal de Formosa aprovou, na manhã desta segunda-feira (22), o projeto de lei que autoriza o parcelamento da dívida da Prefeitura com o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) dos servidores municipais. A votação ocorreu em meio a fortes protestos de servidores públicos, aposentados e pensionistas, que lotaram o plenário da Casa e acompanharam a sessão sob gritos de “vergonha”.
A proposta, encaminhada pela prefeita Simone Ribeiro (UB), foi aprovada por margem apertada: oito vereadores votaram favoravelmente, sete foram contrários e houve uma abstenção. A medida busca regularizar um passivo estimado em R$ 27 milhões relacionado à falta de repasses das contribuições previdenciárias patronais ao fundo responsável pelo pagamento dos benefícios dos servidores.
Votaram a favor do parcelamento os vereadores Dedé, Luziano Martins, Markin Reis, Amanda do Amigo Cão, Major Pacheco, Dr. Luís Fernando, Danilo Guia e Lorão. Contrários ao projeto, manifestaram-se: Ciê do Sacolão, Marquim Araújo, Professor Valdson, Professora Nilza, Wélio de Iraci Chegou, Mundim e Subtenente Clésio. O vereador Marcus Viana se absteve.
A dívida acumulada tem sido alvo de críticas por parte dos servidores e entidades representativas da categoria. Segundo informações acompanhadas pelo Jornal Opção, o déficit decorre da ausência de repasses da contribuição patronal ao RPPS, comprometendo o equilíbrio financeiro do sistema previdenciário municipal.
Os reflexos da crise já atingem aposentados e pensionistas, que relatam atrasos nos pagamentos dos benefícios e dificuldades para manter despesas básicas. A situação elevou a tensão entre o funcionalismo e a administração municipal nos últimos meses.
Além da repercussão financeira, o caso também provocou desdobramentos políticos. A falta de repasses previdenciários e os atrasos nos pagamentos dos beneficiários serviram de fundamento para um pedido de impeachment protocolado contra a prefeita Simone Ribeiro na Câmara Municipal.
Com a aprovação do parcelamento, a administração municipal busca reorganizar as contas da previdência e reduzir a pressão sobre o caixa do município. No entanto, o resultado da votação evidenciou a divisão entre os parlamentares e o forte descontentamento de parte dos servidores, que prometem continuar acompanhando os desdobramentos da situação.
