Caroline Fleury celebra um ano à frente da Secretaria do Entorno
07 março 2024 às 16h16
COMPARTILHAR
Criada pelo Governo de Goiás por meio da Lei no 21.792, de 16 de fevereiro de 2023, a Secretaria de Estado do Entorno do Distrito Federal (SEDF-GO) começou a funcionar de fato no dia 6 de março do ano passado. Nesta data, coincidentemente muito próxima ao Dia Internacional da Mulher, a cientista política Maria Caroline Fleury de Lima – ou, simplesmente, Carol Fleury – assumiu oficialmente a pasta, tendo sido escolhida pelo governador Ronaldo Caiado (UB) para atuar na interlocução junto a órgãos estaduais e federais, com o intuito de aproximar as políticas públicas do Estado das necessidades dos residentes da Região Metropolitana do Entorno (RME).
Com isso, municípios adjacentes ao DF passaram a contar com o auxílio de uma mediadora com perfil técnico, atuante e acessível, que pudesse não só levar demandas, mas, principalmente, trazer soluções e políticas públicas nas mais diversas áreas, da infraestrutura ao transporte. “Buscamos dar ‘musculatura’ para a região do Entorno, mostrar que ela existe, é próspera, pujante e é parte de Goiás”, enfatiza a secretária, acrescentando que se sente feliz e honrada por ser mulher e estar no comando de uma pasta tão importante, tendo a confiança e a parceria de várias prefeituras. “A Secretaria funciona por isso, porque realmente os prefeitos viram nela esse ponto de apoio e articulação”, avalia.
Muitas conquistas
Após 1 ano à frente da Secretaria, Caroline acredita que muitos resultados vieram desse papel voltado primordialmente ao diálogo, seja com os governos estadual e federal, seja com parlamentares e, principalmente, com prefeitos e secretários.
O acesso à Justiça, com a instalação de Defensorias Públicas em Valparaíso e Luziânia, e em breve, em Águas Lindas, é um dos avanços conquistados no último ano, segundo ela, graças à mediação da Secretaria e à atuação do governo estadual. Na parte educacional e qualificação profissional, Caroline destaca a implantação de Escolas do Futuro em Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso, além da realização dos feirões de emprego e cursos profissionalizantes oferecidos gratuitamente nos Colégios Tecnológicos de Goiás (Cotecs) em diversos municípios.
Já no turismo, destaque para a primeira edição da Feira #NoEntornoTem, ocorrida em Brasília (DF), que ajudou a fomentar a cultura, o turismo e a gastronomia de 13 cidades. Junto a isso, foi criada uma nova rota turística, Encantos do Planalto Central, com ênfase nas belezas naturais do Entorno e cujos atrativos estão sendo divulgados, inclusive, internacionalmente.
A Secretaria também desenvolve ações estratégicas para promover o desenvolvimento dos arranjos locais produtivos, como a expansão do Cinturão da Moda em cidades como Águas Lindas, Cidade Ocidental e Novo Gama, seguindo o modelo implementado na região da Rua 44 em Goiânia.
Transporte: o maior gargalo
Mas o maior desafio, de acordo com a titular da SEDF-GO, continua sendo a mobilidade urbana, principalmente no que se refere às altas tarifas cobradas a quem precisa se deslocar até o Distrito Federal. Muitas iniciativas foram tomadas para debelar o problema, como a formação de um Grupo de Trabalho, o “GT do Entorno”, oficializado, inclusive, em Portaria do Ministério dos Transportes.
O GT inclui representantes do Governo Federal, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), da Infra S.A, e dos governos de Goiás e do DF, com o objetivo de buscar melhorias na gestão do transporte coletivo semiurbano entre o DF e os municípios vizinhos. “Sem dúvida, este é o maior gargalo da região, mas já temos o Grupo de Trabalho instalado, com reuniões marcadas e prazo de 6 meses para obter soluções definitivas no setor”, pontua Fleury. “Vamos seguir nessa luta e, com fé em Deus, antes do próximo aniversário, teremos uma solução em mãos, porque é algo que nos angustia muito. Afinal, mexe com a vida de muitas pessoas todos os dias”, conclui.