Resiliência. Esta é a palavra que, talvez, melhor defina a trajetória de Denir Gomes Pereira da Silva. Nascido em Abadiânia, o karateca, que iniciou o seu aprendizado muito jovem, em 1994, e conquistou posteriormente vários títulos, recebeu um “golpe” inesperado em 2008, mas fora dos tatames. O diagnóstico de hérnia de disco cervical quase deu um fim precoce à sua breve e brilhante carreira. A despeito do prognóstico pessimista dos cirurgiões, ele encontrou alternativas bem menos invasivas para se recuperar, voltou à ativa, ganhou seis títulos mundiais e hoje já se prepara para o X Campeonato Continental de Karatê SKIF América, o Panamericano de karatê, que vai acontecer no México, na cidade de Querétaro, entre os dias 31 de julho a 4 de agosto. E o melhor: ele e outros três atletas – dois deles seus filhos e um aluno – contam com o patrocínio da Prefeitura de Abadiânia.

Pode-se dizer, sem exagero, que Denir viveu, na prática, a mítica “Jornada do Herói”, em que o personagem é chamado a sair do lugar comum para a “aventura”, é posto à prova, com seus limites testados ao extremo, e segue em frente até obter a “recompensa”. “Na época da hérnia de disco, quatro neurocirurgiões disseram que eu deveria fazer a cirurgia, senão ficaria na cadeira de rodas. Cheguei a ficar depressivo com essa situação”, lembra Denir, em entrevista ao Jornal Opção Entorno. “Mas um médico me sugeriu RPG e fisioterapia. Se funcionasse, poderia evitar o procedimento cirúrgico e continuar a competir. Foi o que aconteceu”, comemora.

Com o mestre Nobuaki Kanazawa no Japão, durante o Seminário Internacional Shotokam Karatê Internacional Federation (SKIF) 2024

O recomeço

Sem competir durante dois anos, entre 2008 e 2010, Denir recomeçou a carreira disputando na modalidade Kata, uma coreografia de arte marcial sem oponente, mas ouviu de seu próprio filho o pedido para voltar a lutar. O pai, contudo, o interpelou: “Se você ganhar o campeonato brasileiro, eu volto”. O jovem Denir Filho, hoje com 19 anos e bicampeão mundial, cumpriu, na época, o desafio, no melhor estilo “missão dada é missão cumprida”. Então, disse ao pai, com a medalha em mãos: “Ganhei ouro. Você vai lutar?”.

Foi desta forma que Denir Silva decidiu colocar novamente sua performance e saúde à prova. E mesmo com o longo tempo sem enfrentar oponentes, venceu o campeonato brasileiro. Logo na sequência, vieram os títulos mundiais: Brasil 2010, Chile 2011, Tailândia 2014, Argentina 2014, Coreia do Sul 2016 e Argentina 2018. O atleta também subiu no pódio mais alto no campeonato sulamericano do Paraguai, em 2013, e em três Panamericanos de karatê: Brasil 2013, Peru 2013 e Paraguai 2014.

A filha de Denir, Dheynifer Souza Silva, seguiu os passos do pai e, aos 23 anos, já é campeã mundial. Já Relbert Wanderson Alves da Silva, aluno de Denir no dojo Punhos de Ferro II, em Abadiânia, é tricampeão brasileiro. Todos eles vão integrar a Seleção Brasileira do Panamericano no México.

Denir com o sensei Jayme Sandall (centro) durante curso de Shiai Kumite, acompanhado de Relbert Silva, Denir Filho e Dheynifer Silva

Incentivo aos atletas

Denir agradece muito o apoio da Prefeitura de Abadiânia durante sua trajetória. “Atleta que não tem patrocínio, não vai a lugar algum. Aqui somos quatro atletas indo ao Panamericano e é difícil uma cidade levar tanta gente. No Estado de Goiás, se não me engano, só iremos nós, todos de Abadiânia”, orgulha-se.

O prefeito do município, Zé Diniz (PP), que deu suporte financeiro a Denir, em nome da prefeitura, em várias competições e até treinamentos fora do país, é um entusiasta do esporte. “Tenho o prazer e a satisfação de dizer ao povo de Abadiânia, do Estado de Goiás e Brasil, que nós temos na cidade o hexacampeão mundial Denir Silva, que recentemente foi ao Japão participar de uma competição, como foi para a Coreia há três anos, bancado 100% pelo município”, afirma.

Zé Diniz cita, ainda, uma outra ação de incentivo ao esporte na cidade: “Nós temos uma escolinha de futebol com mais de 300 alunos, 90% de famílias carentes, que participam como os demais. Distribuímos recentemente uniformes para todos eles”, relata. “O município de Abadiânia com as bênçãos de Deus, tem conseguido patrocinar e proporcionar alegria ao povo da cidade”, conclui.