Desmontagem de passarela na BR-040, em Valparaíso, gera preocupação em horário de pico

31 agosto 2025 às 11h00

COMPARTILHAR
A passarela amarela que liga o Jardim Oriente à Etapa A, sobre a BR-040, começará a ser desmontada na próxima segunda-feira (1º), a partir das 7h da manhã. O trecho é considerado um dos mais críticos da rodovia, que recebe em média 150 mil veículos por dia, especialmente nos horários de entrada e saída de Brasília.
De acordo com nota publicada nas redes sociais, a travessia dos pedestres será garantida por semáforos temporários já em funcionamento a partir do início da intervenção, no mês de maio. A medida, no entanto, preocupa motoristas e moradores, pois o serviço será realizado justamente em horário de pico. A divulgação não explicou como será possível evitar congestionamentos ainda maiores durante a desmontagem.
Além da retirada da estrutura, está prevista a construção de uma nova passarela no local. O ponto é o mesmo onde também deveria avançar a obra de um viaduto, considerado estratégico para desafogar o trânsito da região, mas que está paralisado há mais de um ano. Em reportagem publicada no dia 22, o Jornal Opção Entorno mostrou que o canteiro está abandonado, sem trabalhadores ou máquinas, apesar de o projeto ter sido anunciado como uma das principais promessas de infraestrutura para o Entorno Sul do Distrito Federal.
Orçada inicialmente em quase R$ 35 milhões, a obra do viaduto chegou a ter recursos prometidos pela União após pedido de apoio ao ministro dos Transportes, mas não saiu do papel. A construção deveria ligar a Etapa A ao Jardim Oriente, permitindo que motoristas cruzassem a BR-040 sem atrapalhar o fluxo da rodovia, utilizada diariamente por mais de 150 mil veículos. Hoje, o que se vê é a travessia precária e a expectativa de que novas obras avancem, enquanto moradores convivem com o trânsito pesado e incertezas sobre os prazos.
Leia também:
Novos semáforos na BR-040 podem agravar o trânsito em Valparaíso de Goiás