A forte chuva que atingiu Valparaíso de Goiás na última quarta-feira (24) agravou a situação da voçoroca às margens da BR-040. O fenômeno erosivo, que já dura mais de 20 anos, teve a abertura ampliada em cerca de dois metros após o temporal. A cratera possui aproximadamente 500 metros de extensão e chega a 20 metros de profundidade e a cerca de 11 metros da rodovia BR-040. A própria prefeitura confirmou os novos danos em nota oficial.

Durante a visita ao local, nossa equipe encontrou um engenheiro do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que detalhou as medidas emergenciais. Ele informou que serão colocadas pedras maiores para conter a erosão de forma paliativa. O engenheiro também revelou que a etapa inicial da contenção teve orçamento determinado de R$ 1 milhão, embora o governo federal tenha anunciado, em maio, a liberação de R$ 9 milhões para obras emergenciais.

Questionamos tanto a prefeitura quanto o senador Vanderlan Cardoso (PSD) sobre a destinação dos recursos. Até o fechamento desta reportagem, não obtivemos resposta, apesar de o pedido ter sido feito em horário de expediente nesta sexta-feira (26). A prefeitura respondeu a outros pontos, mas não esclareceu essa questão específica.

Esgoto irregular e próximos passos

Outro problema identificado foi o despejo irregular de esgoto no local. Indagado sobre a origem, o engenheiro disse “não ter informações de onde esse esgoto estaria vindo”, acrescentando que o mau cheiro tem afetado os trabalhadores. Ele garantiu que, após a conclusão das ações emergenciais, será aberta uma licitação para execução do projeto definitivo.

A prefeitura informou que os serviços começaram em 21 de julho, utilizando trator, caminhão-pipa e caçambas para transporte de pedras e pavimento. No entanto, as medidas não foram suficientes para conter o avanço da erosão antes do período chuvoso. Nas redes sociais, chegaram a ser publicadas propagandas destacando que as obras estavam em andamento.

Em nova nota enviada à reportagem, o município reforçou que a execução da obra é de responsabilidade do DNIT e destacou que técnicos já avaliam formas de corrigir os danos causados pela chuva. A prefeitura também anunciou que estão assegurados R$ 50 milhões do Novo PAC, destinados à construção de redes de drenagem na BR-040. O recurso será utilizado ainda para urbanizar o trecho até a entrada do bairro Valparaíso II, com o objetivo de reduzir alagamentos e melhorar a mobilidade.

Avaliação ambiental

Segundo a ambientalista Paloma Ludmyla, o problema vai além das obras na voçoroca e envolve a ausência de uma rede eficiente de drenagem pluvial. “Junto com as obras da voçoroca, deveria estar ocorrendo a dissipação dessa água, o redirecionamento, infraestruturas diversas pra diminuir o fluxo de água que naturalmente escoa para a única manilha que desemboca na voçoroca”, explicou.

Ela defende a adoção de soluções baseadas na natureza, como cisternas e bacias de retenção. “Infelizmente, sem planejamento urbano a cidade vai afundar em buracos cada vez maiores. Essa não é única voçoroca da cidade, nem a mais grave. Apenas a mais visível”, alertou.

Apesar das promessas de obras e recursos, a situação segue preocupando quem circula pela região. A BR-040, que conecta o Entorno do Distrito Federal ao Sudeste do país, registra em média mais de 100 mil veículos por dia. A voçoroca, resultado de falhas históricas no sistema de drenagem e da degradação do solo, permanece como um dos pontos mais críticos da rodovia.