Trator e caminhão-pipa foram vistos na manhã desta segunda-feira (21) operando na voçoroca que se formou às margens da BR-040, em Valparaíso de Goiás, no Entorno do Distrito Federal. A equipe de reportagem do Jornal Opção Entorno, registrou os trabalhos de limpeza e umedecimento do solo começaram por volta das 8h. Trabalhadores que atuavam no local, no entanto, não quiseram dar detalhes sobre a intervenção.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) confirmou que o maquinário pertence à empresa contratada para prestar serviços à autarquia e informou que já iniciaram as ações paliativas para conter o avanço da erosão, que preocupa há mais de duas décadas motoristas da rodovia e moradores da região.

Recentemente, o local foi cercado para impedir o acesso de pedestres, mas segue sem sinalização adequada nem placas informando o cronograma ou detalhes das obras.

Em nota, o DNIT afirmou que “estão em andamento os estudos preliminares para elaboração de projeto visando à preservação da rodovia, garantindo a contenção da erosão em direção à faixa de domínio e à pista”. Segundo a autarquia, o trabalho atual é paliativo e tem o objetivo de estabilizar o terreno antes do próximo período chuvoso, para evitar riscos à BR-040 e garantir a segurança viária.

A autarquia informou ainda que as obras definitivas serão contratadas após a conclusão dos estudos técnicos e do projeto executivo. O valor do investimento só será definido após essa etapa.

O DNIT também reforçou que a área foi sinalizada e pediu atenção redobrada aos motoristas, principalmente os que utilizam a via lateral, onde a erosão se aproxima da pista.

Apesar do início das ações paliativas, especialistas cobram mais transparência e celeridade por parte do poder público. A técnica em construção civil, Paloma Ludmyla, considera que a complexidade da obra é compreensível, mas critica a demora no processo.

“Já se passaram quase dois meses desde a liberação de recursos, e nada de concreto começou. Os estudos ainda não foram concluídos, e o poder público deveria divulgar com clareza o cronograma e as decisões que estão sendo tomadas”, afirmou. Para ela, a população deveria evitar o uso da via marginal até que a área esteja completamente segura.

A voçoroca é resultado de anos de degradação do solo e falhas no sistema de drenagem. O problema se intensifica a cada período chuvoso, com riscos de deslizamento e comprometimento da estrutura da rodovia, uma das principais ligações entre o Entorno e o Distrito Federal, que trafegam mais de 100 mil veículos por dia.

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