Planaltina de Goiás recebe a primeira edição da Caravana do SIM
16 abril 2024 às 07h30
COMPARTILHAR
Nesta terça (16), o Salão de Eventos Colibri Country Club, em Planaltina de Goiás, será palco da primeira edição da Caravana do Serviço de Inspeção Municipal (SIM). O evento, promovido pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e Secretaria do Entorno do Distrito Federal (SEDF-GO), tem como objetivo conscientizar produtores locais e gestores sobre a importância de se implantar um serviço de inspeção em seus municípios, não apenas para garantir a qualidade de itens alimentícios, como também para alavancar e profissionalizar pequenos negócios.
A programação conta com cases de sucesso de municípios que já estão com o SIM estruturado e com agroindústrias beneficiadas com a iniciativa. Os participantes do evento poderão, por exemplo, conhecer a história da Manteigaria Nacional, de Luziânia, surgida em 2016. Na época, a empresa vendia 7 kg de manteiga por semana, a qual era entregue de ônibus ou táxis para cafeterias e padarias do Distrito Federal. Hoje, com fábrica própria, são produzidas toneladas do produto mensalmente, distribuídas em todo o país, incluindo variações, como manteiga de mel Jataí, manteiga Jatobá e manteiga Ghee, entre outras.
Impactos positivos
O prefeito de Planaltina, Cristiomário Medeiros (PP), acredita que a Caravana trará impactos muito positivos ao município, possibilitando ao produtor ter as informações necessárias e garantir a qualidade de seus produtos, a fim de que sejam seguros para consumo. “A presença do SIM ajuda a fortalecer a cadeia produtiva local, promovendo a confiança dos consumidores nos produtos fabricados no município. Isso pode levar a um aumento nas vendas, fortalecendo a economia local”, analisa o gestor.
Cristiomário lembra que, por intermédio da inspeção municipal, os itens alimentícios podem se tornar aptos a receber uma certificação, permitindo que eles sejam comercializados não apenas localmente, mas também em outras regiões, de forma a expandir o mercado para os planaltinenses. “Por fim, o SIM ajuda os produtores locais a se manterem em conformidade com as leis e regulamentos federais e estaduais, evitando possíveis sanções ou multas”, conclui o prefeito.
Desenvolvimento econômico
Segundo o titular da Seapa, Pedro Leonardo Rezende, o projeto da Caravana do SIM é um importante instrumento de informação e orientação, tendo como um dos objetivos fortalecer as atividades agroindustriais de pequeno porte. “Esse fortalecimento irá estimular a agricultura familiar, a geração de empregos, o incremento da produção local, a melhoria da qualidade dos produtos e a expansão das oportunidades de mercado para os produtores locais, garantindo o desenvolvimento econômico e social dos municípios, que é o nosso objetivo final”, explica.
Já a secretária do Entorno, Caroline Fleury, enfatizou a necessidade de unificação do selo SIM para o DF e cidades adjacentes, o que ampliaria a capacidade de comercialização para os pequenos produtores. “Não é justo que a gente estimule a produção, as pessoas produzam e depois não possam comercializar do outro lado da rua porque muda o município, ou até mesmo a unidade federativa, no caso do Distrito Federal”, declara. “Então, o nosso objetivo é pensar em uma certificação regional, para que os nossos produtores tenham a tranquilidade de produzir cada vez mais”.
Além da Seapa e da SEDF-GO, também estão envolvidos na ação a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), a Superintendência Federal de Agricultura (SFA-GO), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Goiás (Senar), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Goiás (Sebrae-GO), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).
SERVIÇO
I Caravana do Serviço de Inspeção Municipal (SIM)
Terça-feira (16/4), a partir das 8h, no Salão de Eventos Colibri Country Club (Quadra 30, Lote 01, Setor Leste – Planaltina/GO)
PROGRAMAÇÃO
8h – 8h30: Coffee break
8h30 – 10h30: Abertura do evento
10h30 – 10h50: Case de sucesso do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de Rio Verde (GO)
10h50 – 12h: Palestras sobre a importância do Serviço de Inspeção Municipal (SFA/GO, Seapa e Agrodefesa)
12h – 13h: Almoço
13h – 13h20: Case de sucesso da Manteigaria Nacional (Luziânia-GO)
13h20 – 14h50: 1ª Roda de Conversa: Seapa, Agrodefesa, Senar-GO, Sebrae-GO e Sistema OCB Goiás
14h50 – 15h10: Case de sucesso – Cooperativa Agropecuária Mista de Bela Vista de Goiás (Cooperbelgo)
15h10 – 16h40: 2ª Roda de Conversa: Senai-GO, Secretaria de Estado do Entorno do DF, Emater-GO, SFA-GO
16h40 – 17h: Atendimento individualizado às prefeituras
17h: Encerramento