A partir de 17 de setembro, o transporte público municipal de Águas Lindas de Goiás passará a ser operado pela empresa UTB, em substituição à Cootrap. A mudança foi definida em reunião nesta quinta-feira (11) entre a Secretaria de Transporte e Mobilidade, a Câmara Municipal, a Companhia de Desenvolvimento de Águas Lindas (Codeal) e representantes da nova concessionária.

Entre as medidas anunciadas estão a implantação de um terminal provisório de integração, maior regularidade nos horários e redução no valor das passagens, que será subsidiada pelos governos de Goiás e do Distrito Federal.

No médio e longo prazo, o plano prevê a construção de um terminal definitivo, a adoção de bilhetagem eletrônica até o fim do ano, a ampliação da frota com veículos novos — incluindo ônibus elétricos — e a integração com o transporte semiurbano que liga Águas Lindas ao DF.

Segundo o secretário municipal de Mobilidade, José Olivio Chaves, o sistema local contará com sete linhas que vão atender diferentes bairros. Os valores das tarifas devem ser definidos na próxima semana.

Também foi discutida a possibilidade de Águas Lindas se tornar projeto-piloto de mobilidade integrada, com monitoramento em tempo real e geração de novas oportunidades econômicas no entorno do futuro terminal.