1º Fórum de Patrimônio Material e Imaterial de Goiás vai até domingo em Alto Paraíso

30 agosto 2025 às 11h59

COMPARTILHAR
Foram confirmadas 106 inscrições, superando as expectativas dos organizadores. Os participantes representam 24 municípios de Goiás — entre eles Alexânia, Catalão, Cavalcante, Colinas do Sul, Goiânia, Iporá, Pirenópolis, Planaltina, Senador Canedo, Três Ranchos, Uruaçu, Valparaíso e Vila Propício — além de inscritos de Brasília, Gama e Arraias (TO).
Com o tema “Patrimônio e Território: fronteiras culturais e paisagens de resistência”, o fórum se propõe a refletir o patrimônio como expressão viva dos territórios, de suas práticas, saberes e formas de resistência.
O fórum tem como objetivos mapear os principais desafios no campo do patrimônio cultural, estimular boas práticas, valorizar mestres da cultura e saberes tradicionais, além de promover a educação patrimonial. A iniciativa também busca subsidiar políticas públicas mais efetivas e adequadas às diferentes realidades territoriais, fortalecendo a preservação do patrimônio material e imaterial em Goiás, segundo a Agência Cora Coralina de Notícias.
A programação contará com painéis sobre temas como Território e Identidade Cultural, Educação Patrimonial e Formação, Salvaguardas e Políticas Públicas, além de Patrimônio e Sustentabilidade. O evento também terá oficinas práticas voltadas para registros, inventários, legislação e financiamento cultural; a Roda de Saberes, que promove a troca de experiências entre mestres e comunidades; e a Feira Cultural do Cerrado, com exposição de saberes, produtos da sociobiodiversidade, culinária tradicional e diversas manifestações culturais.